Montagem com Pedro Bial ao lado de fotografia de vítima - Divulgação / TV Globo / Polícia Civil
Linha Direta

'Chat Line' em São Carlos: Relembre o caso que será exibido no Linha Direta

Episódio final desta temporada de 'Linha Direta' será exibido nesta quinta-feira, 6, e promete detalhar o violento ocorrido

Wallacy Ferrari Publicado em 05/07/2023, às 20h02 - Atualizado em 06/07/2023, às 17h48

O reboot do programa ‘Linha Direta’, apresentado por Pedro Bial na TV Globo, terá o último episódio da temporada transmitido nesta quinta-feira, 6, cobrindo um caso que chegou a ser investigado pela produção do programa original ainda no ano em que ocorreu, em 2006, mas ficou engavetado após o cancelamento e finalmente pôde ser finalizado para transmissão em 2025, como informou o portal Splash, do UOL.

Intitulado "Chat Line", os telespectadores serão levados de volta a uma época em que as salas de bate-papo online eram uma novidade, e é nesse contexto que a vítima, Ricardo Luís Antunes da Silva, 32 anos na época, conheceu Anelize Matteoci Loperlogo, que tinha 24 anos.

Anelize, por sua vez, era filha de um desembargador falecido, formada em Direito e estudante de Letras naquele momento. Ela morava em São Carlos, no interior de São Paulo, com sua mãe, Maria Elizabeth Matteoci, uma oficial de justiça aposentada.

No dia 4 de abril de 2006, Ricardo foi sequestrado na cidade e levado para um canavial na área rural de São Carlos. Três homens o agrediram fisicamente, queimaram e atropelaram antes de abandoná-lo gravemente ferido no local. Milagrosamente, ele conseguiu chegar até a casa de um fazendeiro chamado Dagoberto Rossito, que o acolheu e o levou à delegacia.

Ricardo Luís Antunes da Silva em fotografia de documento / Crédito: Divulgação / Polícia Civil

 

Ricardo foi então encaminhado às pressas para a Santa Casa da cidade, onde recebeu atendimento médico. Apesar de ter conseguido relatar o sequestro e as agressões antes de desmaiar devido à dor, Ricardo faleceu 42 dias após ter sido internado no hospital.

Decorrer da investigação

A polícia descobriu que ele havia ido a São Carlos para se encontrar com Anelize, uma pessoa que ele havia conhecido meses antes pela internet. No decorrer das investigações, a moça deu diferentes versões dos fatos, fazendo graves acusações contra Ricardo, como mantê-la em cárcere privado e cometer violência sexual.

Contudo, as informações fornecidas por ela eram inconsistentes. Uma nova versão dos eventos surgiu, segundo a qual Anelize teria contratado Daniel, um amigo de sua mãe, para assustar Ricardo e recuperar joias que supostamente estariam com ele.

Tanto Anelize quanto sua mãe, Elizabeth, compartilharam essa história com os executores do crime: Daniel, Leandro e André, que foram contratados pelas duas mulheres para assassinar Ricardo. Os três assassinos foram levados a julgamento e condenados pelo júri popular, cumprindo suas penas, como revelou o portal São Carlos Agora.

Elizabeth e Anelize Matteoci foram denunciadas pelo Ministério Público de São Paulo, mas permanecem foragidas até os dias atuais. O episódio "Chat Line" do programa "Linha Direta" promete trazer à tona os detalhes chocantes desse caso intrigante e mostrar as consequências devastadoras desse crime, que continua sem resolução completa até os dias de hoje.

Brasil São Paulo morte Crime televisão País linha direta são carlos

Leia também

Linha Direta: Conheça o caso 'a guarda do neto', tema de novo episódio


Porto Alegre: Como é o maior navio de guerra da América Latina enviado ao RS?


'Saturno devorando um filho': A história por trás da sombria obra de Goya


Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real