Tropas Fantasmas finlandesas durante a guerra contra a URSS - Getty Images
Segunda Guerra Mundial

Guerra de Inverno: Neste dia, há 80 anos, começava a sangrenta disputa entre URSS e Finlândia

Gerando milhares de mortes, conflito mostrou a Joseph Stalin que seu exército não era tão forte assim

Joseane Pereira Publicado em 30/11/2019, às 06h00

Dois meses após o início da Segunda Guerra Mundial, um conflito sangrento foi travado entre a gigantesca União Soviética e a pequena Finlândia. Era a Guerra de Inverno, que durante dois meses levou os soldados da URSS a lutar pelo território finlandês. Mas, apesar das diferenças em tamanho, o Exército Vermelho quase não conseguiu vencer seu adversário.

SOLDADOS NA NEVE

Naquele ano de 1939, o líder soviético Joseph Stalin estava expandindo sua influência sobre a Europa Oriental. Com objetivo de criar uma zona de amortecimento ao redor de Leningrado, Stalin exigiu que a Finlândia recuasse mais de 20 km de fronteira.

Mesmo oferecendo parte do território russo em troca, o ditador não conseguiu acordo: os finlandeses, que tinham relações diplomáticas com a Alemanha, suspeitaram da ideia e resolveram negar. Após ultimatos fracassados, o Exército Vermelho se lançou no território finlandês com meio milhão de soldados.

Infantaria finlandesa em esquis, 1939 / Crédito: Getty Images

 

A disputa era desigual: três soviéticos para um finlandês. Mas apesar disso, ela foi acirrada e muito sangrenta. Durante o inverno daquele ano, as tropas finlandesas, lideradas pelo marechal Carl Gustaf Mannerheim, se esgueiraram por trincheiras e fortificações no território da Carélia, fronteira com a URSS, atacando continuamente o exército inimigo.

Ajudados pelo frio e pelo domínio territorial, os finlandeses resistiram com vigor. Soldados equipados com esquis, as famosas Tropas Fantasmas, inflingiram inúmeras perdas aos soviéticos, e mais de 500 deles morreram nas mãos do fazendeiro Simo Häyhä. Entretanto, a imensidão do Exército Vermelho acabou invadindo as defesas do país, obrigando os finlandeses a se entregar.

RESULTADOS

Com o fim da Guerra de Inverno, a Finlândia foi obrigada a entregar 11% de seu território a Stalin, mas conseguiu manter a independência. A URSS também saiu em desvantagem: durante os três meses de conflito, mais de 300 mil soldados soviéticos morreram, em comparação com os 65 mil finlandeses.

Esse desempenho deplorável é frequentemente citado como a causa da vitória soviética contra os alemães em 1941, pois ao mesmo tempo em que fez Stalin investir intensamente em suas tropas, causou na Alemanha a impressão de que a URSS era fraca militarmente — e que, portanto, os soldados de Hitler ganhariam facilmente caso invadissem seu território.


+ Saiba mais sobre esse tema através da obra abaixo

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, Martin Gilbert (2014)

Link - https://amzn.to/33Aiagp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Segunda Guerra Mundial URSS Joseph Stalin Guerra de Inverno finlandeses Tropas Fantasmas

Leia também

A Maldição de 'Arnold': O que aconteceu com o elenco do seriado?


Tutancâmon: Entenda o que é a Maldição do Faraó


O mistério de 50 anos das fitas do escândalo de Watergate


Entre jantares e parceria descartada: a relação entre Madonna e Michael Jackson


O que aconteceu com o oficial que prendeu Anne Frank no Anexo Secreto?


De grande comoção a filme da Marvel: 5 curiosidades sobre o funeral de Ayrton Senna