Imagem meramente ilustrativa da Lua - Pixabay
Curiosidades

Há 184 anos, primeira imagem da Lua era capturada

O dia 2 de janeiro de 1839 entrou para a história da fotografia mundial; entenda!

Penélope Coelho Publicado em 02/01/2022, às 09h00 - Atualizado às 09h28

Há exatos 184 anos, no dia 2 de janeiro de 1839, o pintor e inventor francês Louis Jacques Mandé Daguerre entrava para história por conseguir o feito de registrar a primeira imagem fotográfica da Lua.

Neste data, o homem — que hoje em dia é considerado um dos pais da fotografia — realizou o registro do satélite natural através de um dos primeiros processos fotográficos, o daguerreótipo; inventando por ele próprio.

Retrato de Louis Jacques Mandé Daguerre / Crédito: Domínio Público

 

 

A invenção

De acordo com informações da Agência Brasil, a invenção criada pelo próprio Daguerre foi o primeiro equipamento fotográfico a ser anunciado e comercializado para o público. Seu funcionamento consiste na produção de uma imagem fotográfica sem negativo.

O aparelho funciona com uma placa de cobre revestida com prata, polida e sensibilizada a partir de vapores de iodo. Através de uma câmara escura, a imagem é capturada, sendo revelada por meio de vapores de mercúrio.

Imagem de um daguerreótipo / Crédito: Domínio Público

 

Para chegar neste resultado, o inventor francês precisou de muitas tentativas. Antes do equipamento em questão, Louis realizou um trabalho em parceria com outro inventor: Nicéphore Niépce, que produziu outro processo pioneiro da fotografia, a heliografia.

Após a morte de Niépce, Daguerre continuou realizando experimentos até que chegou ao resultado do daguerreótipo. Com o equipamento pronto, o francês apresentou sua criação para a Academia de Ciências de Paris e teve a invenção anunciada ao público. A patente foi comprada pelo governo francês e é apontada como o marco inicial da fotografia no mundo.

Captura da Lua

Para divulgar a sua invenção, o pintor teve a ideia de capturar uma imagem da Lua, sendo uma das primeiras realizadas pelo daguerreótipo. O registro feito por Louis Jacque também foi a primeira captura de uma imagem do nosso satélite natural. O retrato, contudo, infelizmente se perdeu com o tempo.

We have tried to capture the moon’s image since the earliest days of photography. The first known attempt to photograph the moon was undertaken by Louis Daguerre, inventor of the daguerreotype, in 1839. https://t.co/9Ko0iJWW4B pic.twitter.com/5WT0efGSBC

— Lapham’s Quarterly (@laphamsquart) March 4, 2019

Alguns anos depois, em 1840, o cientista John W. Draper decidiu usar a técnica de Louis para tentar efetuar outro registro imagético da Lua. Na ocasião, o químico teve mais sucesso que Daguerre.

Segundo especialistas, para que a fotografia tivesse mais qualidade, o homem manteve o aparelho em direção à Lua por 20 minutos e ainda contou com a ajuda de um telescópio refletor de 13 polegadas. Por esses motivos, a foto tirada por John foi o primeiro registro imagético da astronomia que permaneceu.

História curiosidades lua imagem fotografia matérias Jacques Mandé Daguerre

Leia também

Tragédia de Superga: Os 75 anos do acidente aéreo com o time do Torino


Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu