Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mundo

Do fundo do mar até a Lua: 10 desafios que mudaram a História

Confira dez momentos históricos em que a humanidade superou obstáculos estrondosos para chegar ainda mais longe

Tatiana Penido Publicado em 05/12/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Buzz Aldrin na superfície lunar em 1969 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia de Buzz Aldrin na superfície lunar em 1969 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Dominar, conquistar e superar os limites que a natureza impõe ao homem. Ir além. Desse desafio nasceram boas ideias, tecnologias revolucionárias e ótimas histórias, que revelam um pouco da evolução da ciência e do espírito desbravador da humanidade.

São momentos repletos de aventuras, rivalidades e polêmicas — algumas delas que persistem até hoje. Confira 10 destes marcos na história da humaninade:

1. Descoberta da América (1492)

Ao tentar alcançar as Índias navegando para o Ocidente, caminho até então considerado impossível, Cristóvão Colombo chega na América.


2. Volta ao mundo (1519 - 1522)

Representação do barco de Fernão de Magalhães / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Depois de três anos, o único barco que sobrou da expedição do português Fernão de Magalhães (que morreu durante o trajeto) retorna à Espanha, completando a primeira viagem de circunavegação da Terra. A expedição com cinco navios passou pelo extremo sul da América, atravessou o Pacífico e contornou a África.


3. Nascente do Nilo (1858)

John Speke e Richard Burton são os primeiros europeus a alcançarem, em fevereiro de 1858, o lago Vitória, na África oriental, até então considerado a nascente do rio Nilo. Esse era um dos maiores desafios no século 19. Anos depois, o feito foi colocado em dúvida: a verdadeira nascente seria no rio Kagera, em Burundi.


4. O primeiro vôo (1903)

Os irmãos Wilbur e Orville Wright, respectivamente / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Os irmãos Wilbur e Orville Wright, dos Estados Unidos, fazem o primeiro vôo em um avião. Em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont faria o mesmo, gerando uma disputa sobre o pioneirismo que dura até hoje.


5. Polo Norte (1909)

Robert Peary chega o Pólo Norte quatro dias depois de Albert Cook ter anunciado a mesma conquista. Como as provas apresentadas por Cook eram insatisfatórias, Peary foi considerado o primeiro homem a chegar lá. Nos anos 1980, estudos mostraram que nem ele teria atingido o objetivo. A polêmica persiste até hoje.


6. Polo Sul (1911)

A expedição de Roald Amundsen ao Polp Sul / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

O norueguês Roald Amundsen é o primeiro homem a atingir o extremo sul do planeta. Sua base havia sido montada a apenas 100 quilômetros da expedição liderada pelo inglês Robert Scott, que alcançou o Pólo no dia 17 de janeiro de 1912. Porém, na viagem de volta, Scott e seus homens morreram.


7. Monte Everest (1953)

O nepalês Tenzing Norgay e Edmund Hillary, da Nova Zelândia, escalam os 8850 metros do monte Everest, o mais alto do mundo. Desde 1920, 11 missões haviam fracassado.


8. Fundo do mar (1960)

Jacques Piccard e Donald Walsh em seu submersível / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

O oceanógrafo suíço Jacques Piccard e o tenente da Marinha americana, Donald Walsh, chegam ao ponto mais profundo do planeta, a Fossa Challenger, nas ilhas Marianas, no norte do Oceano Pacífico. Eles desceram mais de 11 mil metros a bordo de um submersível especialmente preparado, o Triest I.


9. Lua (1969)

O norte-americano Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar na Lua em 21 de julho de 1969, oito anos depois da primeira nave pilotada por um ser humano ter sido enviada ao espaço, pela Rússia.


10. Volta ao mundo num balão (1999)

Fotografias de Brian Jones e Bertrand Piccard, respectivamente / Crédito: John Mathew Smith/ Jerome Bontron/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Depois de 19 dias, 21 horas e 55 minutos, o inglês Brian Jones e o suíço Bertrand Piccard completam a primeira volta ao mundo sem escalas em um balão.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W