Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil entre 1994 e 2002 - Getty Images
Brasil

"Pode aparecer um maluco e pronto", afirmou FHC em 1992

Em antigo relato à Veja, Fernando Henrique Cardoso comentou sobre ameaças de golpe, Venezuela, Bolsonaro e reformas

Jânio de Oliveira Freime Publicado em 07/11/2019, às 11h03

Em 1992, a revista Veja entrevistou o então senador de São Paulo pelo PSDB, Fernando Henrique Cardoso, que seria eleito presidente do Brasil em dois anos. Durante a conversa, o político tucano passou por temas como ameaças de golpe, instabilidade institucional, Venezuela e reformas, ou seja, sobre as mesmas coisas que hoje fazem parte do debate público. Outro ponto curioso da entrevista se deu quando FHC decidiu falar sobre Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil.

O político falava em um Brasil que teria um “curto-circuito”, num momento em que se pressionavam os votos pelo impedimento do mandato do presidente Fernando Collor de Melo, por escândalos de corrupção. O vídeo dessa entrevista, que já tem quase seus 30 anos, voltou a circular na internet ano passado, impulsionado pelo professor da FGV Guilherme Casarões.

“Hoje parece loucura imaginar um regime autoritário em Brasília, mas esse tipo de coisa não é previsível nem racional. Pode aparecer um maluco e pronto. Nós temos o Bolsonaro gritando, temos os militares com baixos soldos. Para piorar, o salário do trabalhador também é baixo, o do funcionário idem. Na Venezuela, também era loucura pensar em golpe e houve uma quartelada que contou com apoio popular”, afirmou o tucano.

Dois temas dessas eleições também apareceram na entrevista: a questão das privatizações e de uma reforma partidária. FHC, que comandou uma saga de privatizações suspeitas em seus dois governos, afirmou que “no Brasil é ilusão pensar em resolver a educação, a saúde e a previdência privatizando, com essa massa de carentes”.

Também afirmou que, se fosse necessário, o PSDB poderia fundir com outro partido, no sentido defendido pela sigla de diminuir o número de partidos com acesso ao Congresso. Hoje, o PSDB possui rixas internas tão fortes que tende à fragmentação.

"Eu sou favorável à tortura, você sabe disso", ele chegou a afirmar / Crédito: Portal da Câmara dos Deputados

 

Na época da entrevista, Bolsonaro era um deputado do Partido Democrata Cristão, tendo como principal bandeira o aumento do soldo no Exército. Chegou a ser preso por isso. Por mais que FHC tenha mencionado o nome do ex-paraquedista na entrevista, as intrigas entre o tucano e Bolsonaro ocorreram alguns anos depois, quando o atual presidente já tinha fama.

Em 1999, chegou a comentar num programa de televisão que, comparado a FHC, Collor “é anjo, é santo”, chegando a defender o fuzilamento do então presidente. Para ele, a situação só seria resolvida “quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro. E fazendo um trabalho que o regime militar não fez. Matando 30 mil, começando por FHC”.


Saiba mais sobre esse período pelas obras abaixo:

1. De FHC a Bolsonaro, de Osvaldo Coggiola - https://amzn.to/2WTkwp8

2. A Desertificação Neoliberal no Brasil: (Collor, FHC e Lula), de Ricardo Antunes - https://amzn.to/2WU1vmh

3. Evolução Política do Estado Brasileiro: 1990-1994 - Os Governos Fernando Collor de Mello e Itamar Franco, de Carlos Lindomar Andrade - https://amzn.to/2WPzZqj

4. Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?, de Willyam Thums - https://amzn.to/2Ck76ZF

5. O Protegido - Por Que o País Ignora as Terras de FHC, de Alceu Castilho - https://amzn.to/2CiS9Ho

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

eleições Itamar Franco FHC entrevista Bolsonaro Exército Venezuela

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços