A estranha história do Okeh Laughing Record - Wikimedia Commons
Bizarro

A loucura que caiu em um vinil – A estranha história do Okeh Laughing Record

Desagradável, assustadora e extremamente perturbadora, um clássico obscuro da indústria fonográfica americana, gravado em 1920, e que intriga e afeta as pessoas no mundo todo até hoje

M. R. Terci Publicado em 16/02/2020, às 08h00

“Senhor Vandeco o senhor está muito mal mesmo. O senhor tem um caso grave de trombonosis. Eu vou sugerir um repouso completo, num lugar quieto e bem distante porque se o senhor não se afastar desses trombones barulhentos todo o seu sistema nervoso vai desmantelar e o senhor vai explodir”.

Muitos entre vocês não irão se lembrar e outros, talvez, nem tinham nascido quando, nos anos 1980, o desenho animado SH-H-H-H-H-H da Turma do Pica-pau foi exibido pela primeira vez no Brasil.

O Sr. Vandeco – Mr. Twiddle no original – é um trombonista extremamente estressado que protagoniza o episódio em que seu psiquiatra lhe indica um retiro tranquilo nas montanhas para acalmar os nervos, um lugar tão silencioso que os funcionários e pacientes se comunicam apenas por sinais.

Finalmente, instalado em seu quarto, o Sr. Vandeco se prepara para adormecer confortavelmente e gozar de uma noite tranquila de sono. De repente, alguém no quarto ao lado começa a tocar trombone, enquanto outras pessoas começam a gargalhar descontroladamente. Depois de uma sucessão de situações desconcertantes e hilárias, o Sr. Vandeco invade o quarto vizinho e surpreende o seu psiquiatra tocando trombone enquanto sua auxiliar, uma enfermeira, não para de rir.

Esse foi o único episódio protagonizado pelo personagem.

Pudera, o senhor Vandeco explodiu.

Foi também o quarto e último desenho animado dirigido pelo lendário Tex Avery na Walter Lantz Productions. Tex ficou famoso por produzir desenhos durante a chamada Era de Ouro da animação americana. A maior parte de sua obra foi produzida nos estúdios da Warner Bros. e da gigante Metro-Goldwyn-Mayer, criando os personagens Pernalonga, Patolino, Droopy e ajudando no desenvolvimento de Gaguinho e Chilly Willy. Seus traços e influências podem ser encontrados em quase todos os desenhos produzidos nas décadas de 1940 e 1950.

O personagem do desenho, o Sr. Vandeco, provavelmente, é autobiográfico, pois foi criado em um período em que o diretor cinematográfico, animador, cartunista e dublador estadunidense, estava sofrendo de esgotamento e exaustão.

Cena do episódio citado / Crédito; Divulgação

 

O que torna o episódio SH-H-H-H-H-H diferente dos demais desenhos animados dessa época é a sonoplastia. Durante o tormento do Sr. Vandeco, Tex utilizou como fundo a Okeh Laughing Record – registro de riso Okeh – uma gravação no mínimo bizarra.

Sua criadora, a Okey Records, era uma fornecedora de fonógrafos norte-americana que migrou para o ramo das gravações em 1918. Fundada em 1916, em Nova York, pelo germano-americano Otto K. E. Heinemann, a Okeh foi subsidiária da Columbia Records e posteriormente da Sony Music.

Seus primeiros discos foram gravados no sistema vertical-cut, mas logo Otto migrou para o método mais comum da época, o lateral-cut. Sendo uma novidade no ramo, rapidamente a gravadora prosperou e ganhou notoriedade. Os discos comuns de 10 polegadas eram comercializados a 75 centavos, enquanto os de doze polegadas eram vendidos por 1,25 dólares.

Nos anos 1920, a Okeh lançou músicas populares, números de dança e esquetes de vaudeville – entretenimento embrião do stand-up moderno, predominante nos Estados Unidos e Canadá do início dos anos 1880 ao início dos anos 1930.

A gravadora também foi pioneira na prática de gravações fora do estúdio, utilizando caminhões móveis para registrar e catalogar as obras de dezenas de artistas dos primórdios do jazz e country norte-americano, imprimindo e comercializando milhares de discos de blues afro-americano e artistas R&B, nadando contra a corrente e contrariando as convenções da época. A Okeh foi também a responsável pela reintrodução de Little Richard a um amplo público na década de 1960.

Mas talvez a gravação mais comumente associada ao selo é o Okeh Laughing Record. Descrito pela Biblioteca do Congresso – a instituição cultural mais antiga dos EUA – como um dos registros mais incomuns, influentes e surpreendentemente duradouros já registrados, a Okeh Laughing é exatamente o que o nome implica.

Começa uma performance bastante lenta, triste e fúnebre de um trompetista, apenas para ser rapidamente interrompida pelo riso agudo, impenitente e, aparentemente, genuíno de mulher. Ela é rapidamente acompanhada por um segundo riso – um homem de voz profunda – que também parece incapaz de se conter. 

A mulher misteriosa e o homem continuam com as gargalhadas, construindo coro histérico que afoga e usurpa toda a atenção do trompete. Apesar de algumas tentativas do solista para retomar sua música, seus esforços não são páreo para os gemidos do riso de seu pequeno público, que continua até a gravação terminar em dois minutos e 20 segundos.

Bizarro e fundamentalmente isso é tudo que há para ouvir na gravação. No entanto, devido a sua natureza incomum e estranha, o registro se tornou uma sensação internacional.

Desagradável, assustadora e extremamente perturbadora, esse clássico obscuro da indústria fonográfica norte-americana, foi gravado em Berlim, em 1920, e até hoje intriga, perturba e afeta as pessoas do mundo todo.

Okeh Laughing Record / Crédito: Wikimedia Commons

 

Seus protagonistas são a berlinense Lucie Bernardo e o polonês Otto Rathke. Enquanto Lucie era uma cantora de ópera muito popular, o músico, compositor, líder da banda e humorista era pouco conhecido. No entanto, Otto era um músico de estúdio deveras solicitado no final dos anos 1910 e 1920. O trompetista triste é provavelmente Otto, embora algumas fontes sugiram que era o austríaco Felix Silbers, um virtuoso músico de Viena.

O Okeh Laughing Record vendeu cerca de um milhão de cópias o que a tornou uma das gravações mais populares da época e certamente a faixa mais ouvida no vinil que contava ainda com a faixa The Gypsy Baron – Wer Uns Getraut, composta pelo prolífico compositor de operetas Johann Strauss II, em seu lado B.

Curiosamente a gravação deu origem aos risos enlatados – gravados – utilizados pelos produtores de rádio e posteriormente nos programas de TV para estimular o riso na audiência durante a apresentação de comediantes em seus respectivos programas humorísticos.

Mesmo no Brasil – onde Caneta Azul ganha notoriedade da noite para o dia – o estranho hit da Okeh não chegou às paradas de sucesso, e, certamente, não é um disco que você ouviria duas vezes.

Para os ouvintes modernos, pode soar sinistro demais e um tanto quanto perturbador para as pessoas mais sensíveis, por isso, não recomendo. Mas como disse o psiquiatra do desenho animado: “Tem gente que não ouve o conselho de seus médicos”.

Ouça aqui a gravação na íntegra!


M.R. Terci é escritor e roteirista; criador de “Imperiais de Gran Abuelo” (2018), romance finalista no Prêmio Cubo de Ouro, que tem como cenário a Guerra Paraguai, e “Bairro da Cripta” (2019), ambientado na Belle Époque brasileira, ambos publicados pela Editora Pandorga.


+Saiba mais sobre música através das obras abaixo

As raízes do rock, de Florent Mazzoleni (2014) - https://amzn.to/2QKcltX

O som da revolução: Uma história cultural do rock 1965-1969, de Rodrigo Merheb (2013) - https://amzn.to/2QFW3C7

Breve História do Rock, de Ayrton Mugnaini Jr. (2007) - https://amzn.to/2uuJ6Cu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Música EUA morte clássico mistério bizarro

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços