O muro que dividiu o mundo - Wikimedia Commons
Comunismo

O episódio que dividiu o mundo: a construção do Muro de Berlim

No contexto da Guerra Fria, o mundo se encontrava polarizado entre capitalismo e comunismo. O muro foi uma representação física e concreta dessa divisão

Redação Publicado em 07/11/2019, às 08h00

Em 13 de agosto de 1961, o governo da República Democrática Alemã, o estado socialista da Alemanha Oriental sob domínio da União Soviética, iniciou a construção que dividiu o mundo: o Muro de Berlim

Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Conferência de Potsdam, em 1945, separou a derrotada Alemanha em zonas de ocupação pelos aliados. Os soviéticos, responsáveis pela derrota nazista no front oriental do conflito, ficaram com toda a parte leste do território germânico.

O oeste foi dividido entre Estados Unidos, Inglaterra e França. Era o início da Guerra Fria. Apesar da capital Berlim estar situada no território controlado pelos russos, ela também foi dividida, a exemplo do que ocorreu no resto do país.

O Kremlin impunha restrições severas à emigração em todas as repúblicas socialistas soviéticas. Em Berlim, no entanto, a fiscalização era mais complicada, afinal a fronteira entre capitalismo e comunismo era tênue, localizada na mesma cidade. Estima-se que aproximadamente 3 milhões de cidadãos deixaram a Alemanha Oriental antes de 1961.

Para conter o problema, o premiê soviético Nikita Khrushchev autorizou a construção da infame muralha, justificando-a como uma forma de proteger a Alemanha Oriental da ameaça fascista. Em 13 de agosto, as obras foram iniciadas e logo a Berlim Ocidental estava completamente cercada pelo muro, tornando-se um exclave aliado no território comunista.

Com 155 quilômetros de extensão, o muro foi o maior símbolo da divisão e polarização do mundo durante a Guerra Fria. Diversos obstáculos como cercas de arame farpado, fossos e espinhos foram adicionados pelo governo comunista para tornar a passagem ainda mais difícil.

Os soldados, estacionados no lugar, eram autorizados a usar a força para impedir qualquer transgressão, e cerca de 200 pessoas morreram tentando cruzar o muro ao longo de seus 28 anos de existência.

Foi palco de shows e discursos históricos, como o de Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, em 1987. Se referindo diretamente a Mikhail Gorbachev, secretário-geral do Partido Comunista Soviético e responsável por aberturas políticas e econômicas no país, Reagan proclamou: "Sr. Gorbachev, derrube este muro!".

Em 1989, com o bloco soviético ruindo, e influenciados pelas independências dos vizinhos Hungria e Polônia, muitos alemães buscavam a unificação de seu país. Em 9 de novembro, o Partido Socialista da Alemanha Oriental anunciou que as regulamentações acerca da imigração seriam afrouxadas, o que levou uma enorme multidão aos portões do muro imediatamente.

O muro tomado pelos alemães. Crédito: Reprodução

 

Os militares relutaram perante a quantidade de pessoas, principalmente porque ninguém queria dar a ordem para reprimir a manifestação. Naquela noite, sob forte comemoração de cidadãos de ambos os lados, a passagem foi liberada, derrubando, figurativamente, o muro.

Menos de um ano depois, a Alemanha Oriental deixou de existir, fundindo-se à sua contraparte ocidental. A demolição completa do muro só se deu em 1992, mas, naquela altura, já não fazia diferença. Depois de décadas, o país estava, novamente, unido.


Saiba mais sobre o Muro de Berlim através das obras abaixo

1. Berlim: 1961, de Frederick Kempe - https://amzn.to/2JUD3w6

2. Os túneis: A história jamais contada das espetaculares fugas sob o Muro de Berlim, de Greg Mitchell - https://amzn.to/34D9maR

3. 1989: O ano que mudou o mundo: A verdadeira história da queda do Muro de Berlim, de Michael Meyer - https://amzn.to/2pHRIDT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Alemanha Estados Unidos União Soviética Guerra Fria Muro de Berlim

Leia também

Afinal, a família Bridgerton existiu na História?


Bridgerton: Veja diferenças entre a série e o livro de Julia Quinn


Assassinato em alto mar: Veja o novo tema do Linha Direta


Ashley Madison: Filho de Joe Biden foi afetado pelo vazamento de dados do ‘site da traição’


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


'A Órfã' da vida real? Conheça a turbulenta história de Natalia Grace