O apresentador de televisão brasileiro Silvio Santos e um busto do filósofo grego Platão - Palácio do Planalto/Creative Commons e Marie Lan-Nguyen/Capitolini Museums/Creative Commons
Brasil

O dia em que Silvio Santos foi comparado a Platão

Ex-presidente do Brasil comparou o famoso apresentador de TV brasileiro ao filósofo grego em 2002

Redação Publicado em 07/05/2023, às 10h00

Em seu último ano como presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (FHC), do PSDB, assinou o Protocolo de Kyoto, da ONU, com compromissos para a diminuição da emissão de gases que causam o efeito estufa. Ele também indicou o jurista Gilmar Mendes para o Supremo Tribunal Federal, onde atua como juiz até hoje.

Além desses fatos importantes, em seu último ano de governo, FHC também deu uma declaração muito interessante, onde comparou o famoso apresentador de televisão e empresário brasileiro, Silvio Santos, com o grande filósofo grego, Platão, que estudou aos pés de Sócrates e foi professor de Aristóteles.

No dia 12 de abril de 2002, o ex-presidente discursou em uma solenidade da ABP (Associação Brasileira de Propaganda), como reportou, à época, a Folha de S.Paulo. Nesse evento, no qual Silvio Santos não estava presente, FHC prestou elogios ao dono do SBT, destacando a importância dele na comunicação brasileira.

Silvio Santos 'filósofo'

Quando Fernando Henrique Cardoso era o Ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, ele decidiu ir até Silvio tentar comunicar o Plano Real à população de uma maneira que fosse facilmente compreensível. FHC foi até o programa de Santos, que, segundo o ex-presidente, "deu um show de comunicação admirável" e fez o auditório todo entender a dinâmica do complexo plano monetário.

"Antes de entrar no palco, ele me perguntava infinitamente o que era aquilo, a URV [Unidade Referencial de Valor]. Será que ele não estava entendendo? Ele queria pegar a essência mais simples das coisas. Quem não estava entendendo era eu. Ele era como se fosse um Platão daqui do Brasil", discursou Fernando Henrique em 2002.

Na época, o Brasil passava por uma nova campanha eleitoral. O candidato do partido de FHCJosé Serra, perdeu as eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). 20 anos depois, em 2022, Fernando Henrique viria a público para apoiar a terceira candidatura de Lula à presidência.

Quem foi Platão?

Um dos principais pensadores de todos os tempos, que influencia os rumos da filosofia até hoje, Platão provavelmente viveu entre 428 e 348 a.C. Segundo o site Mundo Educação, ele é considerado o primeiro pensador idealista da história da filosofia.

Em seu pensamento, Platão diferenciava o mundo da realidade material, onde o conhecimento das coisas vem pelas vias sensíveis, é inferior e falho, do mundo das ideias, onde existe a verdade sobre as coisas, apresentadas em sua forma ideal. 

Quando FHC fez seu elogio a Silvio Santos, ele talvez estivesse se referindo à maneira como Platão apresentava suas ideias, fazendo uso da dialética, técnica de debate e retórica onde a conclusão do assunto (síntese) é encontrada por meio da análise de duas ideias opostas (tese e antítese).

Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso juntos, em 1986 - Arquivo Pessoal/Florestan Fernandes Jr.

 

O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve um papel importante no estudo da filosofia e das ciências sociais no Brasil. Sociólogo por formação, ele foi assistente do patrono da sociologia brasileira, Florestan Fernandes.

Karl Marx Platão comunicação Silvio Santos FHC filosofia Fernando Henrique Cardoso elogio

Leia também

Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?


Linha Direta: Conheça o caso 'a guarda do neto', tema de novo episódio


A Maldição de 'Arnold': O que aconteceu com o elenco do seriado?


'Saturno devorando um filho': A história por trás da sombria obra de Goya


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Porto Alegre: Como é o maior navio de guerra da América Latina enviado ao RS?