Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
StandWithUs Brasil

Os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

StandWithUs Brasil faz campanha com sobreviventes do Holocausto e vítimas do terrorismo palestino, para marcar a data

Redação Publicado em 13/12/2022, às 13h02

Ainda sob o choque proveniente da revelação dos acontecimentos que marcaram a Segunda Guerra Mundial, sobretudo o Holocausto e as bombas de Hiroshima e Nagazaki, foi elabora a  Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela pelas Nações Unidas, em dezembro de 1948. 

Para marcar a data, a StandWithUs Brasil convidou quatro pessoas cujas vidas foram profundamente marcadas pelo desrespeito aos direitos humanos: Judit Breuer e Gabriel Waldman, sobreviventes do Holocausto, Melida Morel Fiszbein, Irmã de David Morel, brasileiro, do Pará, morto em um atentado terrorista, em Jerusalém, no dia 08 de outubro de 2022, e Rinat Balazsm que perdeu o pai, jorge Balazs, um brasileiro de 68 anos, assassinado no ataque terrorista a bomba na pizzaria Sbarro em Jerusalém, em agosto de 2001.

Simbolicamente, os quatro participantes declararam o primeiro artigo da Declaração, lembrando como devemos agir uns com os outros.  

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade."

 

Judit Breuer

Sobrevivente do Holocausto Húngara, nascida em 1936, aos 8 anos teve de enfrentar os horrores da guerra. Passou por vários esconderijos, perdeu diversos familiares e milagrosamente conseguiu sobreviver junto com a sua mãe. Após a guerra, elas viveram sob o regime comunista e só em 1957 conseguiram fugir  da Hungria. Após alguns meses, chegaram ao Brasil, onde recomeçaram suas vidas.

Gabriel Waldman

Sobrevivente do Holocausto Húngaro, nascido em 1938, aos 6 anos começou sua saga de fuga e de passagem por esconderijos junto com a sua mãe. Seu pai e outros parentes paternos foram assassinados nos campos de extermínio. Na década de 1950 veio ao Brasil, depois de passar por vários países, até se restabelecer em São Paulo.

Melida Morel Fiszbein

Irmã de David Morel, brasileiro, do Pará, segurança contratado pelo exército israelense que foi baleado na cabeça em um atentado terrorista num posto de controle perto de Shufat, em Jerusalém, no dia 08 de outubro de 2022.

Rinat Balazs

Filha de Jorge Balazs, brasileiro de 68 anos, assassinado no ataque terrorista a bomba na pizzaria Sbarro em Jerusalém, em agosto de 2001.

Brasil Mundo História Holocausto Declaração Universal dos Direitos Humanos StandWithUs Brasil

Leia também

Afinal, a família Bridgerton existiu na História?


Bridgerton: Veja diferenças entre a série e o livro de Julia Quinn


Assassinato em alto mar: Veja o novo tema do Linha Direta


Ashley Madison: Filho de Joe Biden foi afetado pelo vazamento de dados do ‘site da traição’


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


'A Órfã' da vida real? Conheça a turbulenta história de Natalia Grace