Zozibini Tunzi, a Miss Universo 2019 - Divulgação/Instagram
Entretenimento

Na História, apenas 5 mulheres negras foram coroadas no concurso Miss Universo

Com a recente coroação de Zozibini Tunzi, a representatividade aumentou, mas segue distante do ideal

Pamela Malva Publicado em 09/12/2019, às 16h59

Mais uma edição do Miss Universo chegou ao fim e, com ela, outra bela mulher foi coroada. Zozibini Tunzi, a Miss África do Sul, de 25 anos, ficou marcada na história do concurso como a terceira sul-africana a ganhar a tão desejada faixa do concurso.

Com essa conquista, a África do Sul empatou com o a Suécia, com três das meninas mais lindas do mundo. A primeira delas, Margaret Gardiner, venceu em 1978, quando tinha 18 anos. Quase 40 anos depois, a segunda sul-africana foi coroada: Demi-Leigh Nel-Peters, em 2017, com 22 anos.

Mesmo sendo a terceira do país a conquistar o primeiro lugar, Zozibini representa muito mais: ela é a primeira sul-africana negra a ser coroada. Junto dela, apenas outras quatro mulheres negras chegaram a receber a faixa de Miss Universo — sendo elas: Janelle Commissiong, em 1977, Wendy Fitzwilliam, em 1998, Mpule Kwelagobe, em 1999, e Leila Lopes, em 2011.

Janelle Commissiong, Wendy Fitzwilliam, Mpule Kwelagobe e Leila Lopes, respectivamente / Crédito: Reprodução/Instagram e Wikimedia Commons

 

Em contraposição, os Estados Unidos, país com minoria negra ou de descendência africana (em 2010, 12,2% dos americanos se identificaram dessa forma no Censo americano, feito a cada dez anos), já ganhou oito vezes, sendo quase todas as suas concorrentes brancas. Com esse número, o país é o maior vencedor das 68 edições do concurso.

Nesse sentido, desde sua criação e primeira edição em 1952, o concurso demorou 25 anos para coroar a primeira Miss Universo negra, Janelle Commissiong, de Trindade e Tobago. Dezoito anos depois, em 1995, a norte-americana Chelsi Smith foi a primeira mestiça a ganhar a coroa.

Chelsi Smith, a primeira mestiça coroada Miss Universo / Crédito: Reprodução/Instagram

 

Com a recente conquista de Zozibini, a porcentagem de negras ganhadoras do Miss Universo aumentou (7,35%), mas não chegou nem perto do ideal. Ao mesmo tempo que doze mulheres europeias já tenham sido consideradas as mais lindas do mundo, apenas cinco africanas chegaram a esse posto.

É por isso que, para a nova Miss Universo, ganhar a coroa vai muito além do prêmio ou do reconhecimento. Em seu Instagram, ela escreveu: “que toda garotinha que testemunhou esse momento acredite para sempre no poder de seus sonhos e que eles possam ver seus rostos refletidos nos meus”.


+Saiba mais sobre o tema através dos livros abaixo

Miss Universo: um Olhar Antropológico, Ana Maria Fonseca de Oliveira Batista (2013)

link - https://amzn.to/347bQNI

Representação e Representatividade: a Afrodescendência, Larissa De Oliveira Neves, Ana Vitória Prudente (2019)

link - https://amzn.to/38mPZp3

The art of being your beautiful self, Raquel Pelissier (2018) (eBook)

link - https://amzn.to/2DXSZdB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Estados Unidos Europa História América África do Sul África coroação Angola concurso beleza Trindade e Tobago Miss Universo Botsuana

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços