Amásis (570 a.C - 525 a.C.) - Wikimedia Commons
Egito Antigo

O peido que desafiou o faraó: a insólita queda de Apriés

Em um episódio relatado por Heródoto, o soberano foi substituído e traído pelo seu general durante revoltas populares

Victória Gearini Publicado em 01/01/2020, às 18h00

O faraó Apriés governou o Egito na Época Baixa e pertenceu a 26ª dinastia egípcia, entre 589 a.C. e 570 a.C.. Por mais de 20 anos, o governante reinou sobre a região com uma autoconfiança inabalável. Apriés apoiou a população da Síria-Palestina contra os Babilônios. Quando seus inimigos apossaram-se de Jerusalém, sob o controle de Nabucodonosor II, muitos judeus foram presos, mas outros conseguiram migrar para Elephantine, onde encontraram um novo lar.

Em 570 a.C. o soberano foi informado sobre a situação na Líbia. Os gregos haviam invadido Cirene (cidade-estado no norte da África), ao saber deste fato, o faraó declarou seu apoio ao líder da região e enviou um exército até a cidade.

Crédito: Pixabay

 

Os soldados de Apriés foram superados na batalha e as perdas foram significativas. Após a derrota, as famílias que perderam alguns entes queridos e sobreviventes montaram uma rebelião contra o faraó. Diante do tumulto, ele enviou o general Amásis para apaziguar a situação e o mandou dizer à população que estava descontente com a falta de lealdade.

Embora tenha permanecido leal por um tempo, Amásis foi eleito pelo exército como o novo rei do Egito. Quando Apriés descobriu o que estava acontecendo, enviou Patarbemis até Amásis para convencê-lo a se entregar como traidor.

Crédito: Pixabay

 

Segundo o geógrafo e historiador grego, Heródoto (485 a.C.– 425 a.C.), Patarbemis entregou a mensagem para Amásis, que enquanto estava sob o seu cavalo, levantou suas nádegas da sela e soltou um peido: "Você pode enviar essa mensagem de volta ao rei!". O forte odor foi acompanhado da promessa de que ele retornaria, mas acompanhado de amigos, com o intuito de confrontar Apriés.

Ao voltar sem o inimigo do faraó, Patarbemis teve seu nariz e suas orelhas arrancadas. O fato desencadeou uma indignação coletiva, pois o mensageiro era muito querido e respeitado por todos, o que aumentou a força e popularidade de Amásis.  

Ambos os exércitos se encontraram no campo de batalha em Momemphis, que concretizou a queda de Apriés. Amásis logo ocupou a cidade de Saís, capital do Egito e assumiu o reinando no final de 570 a.C. governando até aproximadamente 525 a.C. 

Amásis (570 a.C - 525 a.C.) / Crédito: Wikimedia Commons

 

Amásis manteve Apriés como prisioneiro, em forma de respeito, mas seus súditos exigiram o sangue do antigo rei egípcio. O atual soberano o entregou ao povo — que o executou. No entanto, Apriés teria sido sepultado em Sais (capital do Egito) com todas as honras de um faraó.

Pesquisadores apontam que Amásis tinha o hábito de beber diariamente e que ele tinha uma linguagem comum, sendo inapropriado para o cargo. O atual soberano teria ainda mandado para área pública uma bacia para vômitos e para lavar os pés. Mais tarde revelou que não se tratava de uma reverência aos deuses, como muitos acreditava, mas sim uma metáfora.


+Saiba mais sobre o Egito:

1. As Dinastias do Antigo Egito:A História e o Legado dos Faraós desde o Início da Civilização Egípcia até a Ascensão de Roma (Edição Inglês), de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/2SEf0H1

2. Egito, de Khaled Emam (2019) - https://amzn.to/2MsIzqU

3. O Egito Antes dos Faraós: E Suas Misteriosas Origens Pré-Históricas, de Edward F. Malkowski (2010) - https://amzn.to/2ZqYqeK

4. Tutankhamon E A Maldição Dos Faraós, de John Maitland (2005) - https://amzn.to/351b0CC

5. A Maldição do tesouro do faraó, de Sérsi Bardari (2015) - https://amzn.to/2t3POib

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Egito Civilização História Egípcios livro obra Apriés Amásis Amazon

Leia também

Leitura: 8 livros disponíveis com desconto na Amazon que podem te interessar


Se arrepie com 7 livros de crimes e mistérios que você precisa adicionar em sua coleção


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Conheça os 4 modelos de Kindle que vão melhorar sua leitura


Confira 6 sugestões de livros em oferta que com certeza vão te interessar


Conheça 7 livros sobre o homem que incentivou a Segunda Guerra Mundial