Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 11 de setembro

11 de setembro: Atentado às Torres Gêmeas interrompeu Dragon Ball?

Teoria famosa aponta que os atentados de 11 de setembro, nos EUA, interromperam a exibição de Dragon Ball; será que é verdade?

Redação Publicado em 11/09/2023, às 21h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do atentado e cena do desenho 'Dragon Ball' - Getty Images e Divulgação
Registro do atentado e cena do desenho 'Dragon Ball' - Getty Images e Divulgação

Neste dia, em 2001, o mundo se estremeceu com a informação de que um atentado causou pânico e destruição nos EUA. Na ocasião, dois aviões foram lançados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, localizada em Nova York, às 8h45, no horário de Brasília.

22 anos depois, entre os inúmeros desdobramentos a respeito dos ataques, uma teoria que chama atenção entre internautas diz que o famoso plantão da TV Globo acabou por interromper a exibição do desenho 'Dragon Ball' na televisão brasileira. Mas será que isso aconteceu mesmo?

"Hoje é o dia que o pessoal vai ficar discutindo se o atentado do 11 de setembro interrompeu ou não DragonBall Z na TV Globinho", brincou um internauta através do Twitter. "Hoje é aquele dia onde as pessoas falam que estavam assistindo Dragon Ball e entrou o plantão da Globo anunciando o atentado no 11 de setembro. Essa é uma das primeiras mentiras da Internet", escreveu outra conta.

Apenas teoria!

É dito que o desenho foi interrompido para anunciar o atentado no momento em que Goku, personagem de Dragon Ball, acabaria se transformando num Sayajun nível 3, ou seja, um capítulo marcante para os fãs do desenho. 

Mas, não foi bem isso que aconteceu no dia em que os atentados nos EUA tomaram as manchetes. Primeiro, é necessário relembrar que a emissora carioca passou a transmitir o desenho em 23 de julho de 2001. A exibição se iniciou a partir do capítulo 200, explica o portal de notícias UOL.

A programação no dia do atentado, entretanto, exibiria o episódio 237, chamado 'Vegeta luta por seus entes queridos'. Mas, o episódio em que o personagem Goku passa pela transformação mencionada é o de número 245. 

Cena do desenho 'Dragon Ball Z' /Crédito: Reprodução/Vídeo

Também pode te surpreender saber que a TV Globo não chegou a exibir Dragon Ball no dia do atentado. O famoso programa 'Bambuluá' se iniciou às 9h20. O desenho, entretanto, era exibido, aproximadamente, às 11h15.

Na verdade, a animação que teve sua transmissão interrompida naquele dia foi 'Garrafinha'. Com o primeiro ataque, que ocorreu às 8h45, a Globo precisava noticiar. Em menos de 15 minutos, foi exibido um plantão especial. Além disso, vale lembrar que, na época, a TV Globinho era apenas um quadro dentro do programa apresentado por Angélica.