Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Espaço

5 curiosidades sobre a Via Láctea

Descubra dados e fatos curiosos que você nunca imaginou sobre a nossa galáxia

Letícia Yazbek Publicado em 03/09/2020, às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de uma Galáxia - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de uma Galáxia - Getty Images

A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e o planeta Terra. Ela é um grande conjunto de estrelas, planetas, gases e poeira. Os astrônomos acreditam que há cerca de 300 bilhões de estrelas e 100 bilhões de planetas na Via Láctea. A massa da nossa galáxia é equivalente a 750 bilhões de massas solares.

Confira 5 curiosidades sobre a galáxia. 

1. Os gregos

A Via Láctea foi batizada pelos gregos. Eles ficavam muito curiosos ao ver o caminho esbranquiçado e brilhante presente no céu. Assim, acreditavam que o que viam era o leite que escorreu enquanto a deusa Hera amamentava o bebê Hércules. Por isso, chamaram o fenômeno de círculo branco como leite. O termo foi traduzido pelos romanos como caminho de leite (Via Láctea).

2. Grande nuvem

Acredita-se que a Via Láctea tenha surgido há cerca de 13 bilhões de anos, logo após o Big Bang. Uma grande e única nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica teria se fragmentado e dado origem a várias nuvens, que passaram a se desenvolver de forma independente, originando as galáxias. Já o Sol e os planetas do sistema solar teriam sido formados há cerca de 4,6 bilhões de anos.

3. Diferentes tamanhos

Na Via Láctea, há estrelas de diferentes tamanhos e fases evolutivas. O nosso Sol é uma estrela anã amarela, formada por 74% de hidrogênio e 24% de hélio, além de outros elementos. As anãs amarelas têm uma temperatura de 6.000 graus Celsius na superfície e um brilho amarelo brilhante, quase branco. Cerca de 10% das estrelas da Via Láctea são anãs amarelas, de tamanhos e temperaturas parecidos com os do Sol.

4. Grandes estrelas

Também existem estrelas bem maiores do que o Sol. A maior é a hipergigante vermelha WOH G64, 1.520 vezes maior do que o Sol: nossa estrela mede 1,39 milhão de quilômetros de diâmetro, enquanto a WOH G64 tem quase 3 bilhões de quilômetros de diâmetro. Se ela estivesse no lugar do Sol, chegaria até Saturno - Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Júpiter seriam engolidos!

5. Vagando pelo espaço

Os especialistas acreditam que a Via Láctea dá origem a 7 novas estrelas por ano. Quando uma estrela morre, as partículas de hélio e hidrogênio que a formavam ficam vagando pelo espaço. Depois de centenas de milhares de anos, essas partículas podem se agrupar e se tornar tão densas que passam a ter sua própria força gravitacional. É quando se formam as novas estrelas!

++Confira mais curiosidades na matéria do site da Revista Recreio, parceiro da Aventuras na História e Grupo Perfil.