Curiosidades » Personagem

5 fatos controversos sobre Charlie Chaplin

Do casamento com menores de idade às críticas feitas pela Ku Klux Klan ao seu trabalho, o famoso ator vivenciou polêmicos episódios

Isabela Barreiros Publicado em 25/03/2020, às 14h17

Chaplin em um O Garoto
Chaplin em um O Garoto - Wikimedia Commons

1. As esposas menores de idade

Chaplin com Oona O'Neill e seus filhos / Crédito: Wikimedia Commons

 

Publicamente, Chaplin assumiu quatro compromissos amorosos durante toda a sua vida. Em 1918, aos 28 anos, casou-se com Mildred Harris, de 16 anos. Divorciou-se ela quando a menina completou 18.

No mesmo ano em que o divórcio saiu, Chaplin, aos 31, conheceu sua próxima esposa, Lita Grey, de 12 anos. Novamente se separou quando a jovem completou a maioridade. Teve um namoro conturbado Joan Barry, repleto de ciúmes por parte da companheira e, por fim, casou-se com Oona O’Neil, com 18 anos — já aos 54.


2. Marlon Brando o descreveu como “sádico”

Ao chegar atrasado em apenas 15 minutos no set de filmagem do filme A Condessa de Hong Kong, de 1967, Marlon Brando recebeu uma dura repreensão do diretor Charlie Chaplin. A bronca foi dada na frente de todos os outros atores e cinegrafistas. O diretor dizia que ele "não tinha senso de ética profissional" e que era uma "desgraça" para a profissão.

Em sua autobiografia, o ator relembrou o episódio e sua relação com Chaplin no geral. Ele alegou que o homem era cruel com seus próprios filhos, humilhando-os publicamente, assim como havia feito com ele. Concluiu dizendo o seguinte: Chaplin “provavelmente [foi] o homem mais sádico que eu já conheci".


3. 342 takes

Enquanto estava dirigindo o filme Luzes da Cidade, de 1931, Chaplin podia ser muito exigente. Mas isso ultrapassou todos os limites quando, ao longo de apenas duas semanas, o diretor fez a atriz Virginia Cherrill regravar a mesma cena 342 vezes.

De acordo com o crítico de cinema americano Richard Brody, não se tratava essencialmente da atuação de Cherrill. "Ele começou a atirar na confiança de que a coisa — o que quer que fosse — aconteceria", explica Brody. E assim, ele fez com que a mulher gravasse mais de 300 takes apenas porque pensava que “algo” fosse acontecer durante a cena.


4. Roubo do Oscar

Chaplin recebendo o Oscar em 1972 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Em 1929, Chaplin ganhou sua primeira estatueta do Oscar honorário pelo filme O Circo, lançado no ano anterior à cerimônia. Ele ainda ganharia mais duas vezes: outro honorário em 1972 por seu incalculável legado, e em 1973 por Luzes da Ribalta, que havia sido lançado em 1953.

A primeira estatueta estava guardada em um dos escritórios da Association Chaplin em Paris, na França, mas foi roubada em 2015. Acredita-se que isso pode ter sido feito tanto por um fã do ator e diretor quanto pelo alto valor que o objeto representa. Os prêmios do Oscar que datam de antes de 1950 valem centenas de milhares de dólares.


5. Incomodou a KKK

Em 1923, a organização neonazista e racista da Carolina do Sul, a Ku Klux Klan (KKK) protestou contra um dos trabalhos feitos por Chaplin. O alvo das críticas dos supremacistas brancos foi o filme Pastor de Almas, lançado naquele mesmo ano.

A obra cinematográfica narrava a história de um detendo condenado que, ao fugir da prisão, seguiu seu caminho para um vilarejo e lá fingiu ser um ministro protestante. O uso da religião incomodou a KKK e a Associação Evangélica de Atlanta, que afirmou que o filme era "um insulto ao Evangelho".


+ Saiba mais sobre Charlie Chaplin por meio das obras disponíveis na Amazon:

Charlie Chaplin, Peter Ackroyd (2014) - https://amzn.to/2SOq3wM

A última dança de Chaplin, Fabio Stassi (2015) - https://amzn.to/39VD5yk

Charles Chaplin: Um Tesouro em Preto e Branco, Flávia Muniz (2016) - https://amzn.to/2v70Btd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du