Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / A Sociedade da Neve

A Sociedade da Neve: Veja como os verdadeiros sobreviventes aparecem no filme

Baseado em uma das maiores tragédias aéreas da História, A Sociedade da Neve até mesmo conta com alguns dos verdadeiros sobreviventes no filme

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 12/01/2024, às 18h43 - Atualizado em 24/01/2024, às 19h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roberto Canessa: Realidade e ficção - Héctor Maffuche e Divulgação/Netflix
Roberto Canessa: Realidade e ficção - Héctor Maffuche e Divulgação/Netflix

Era o dia 13 de outubro de 1972 quando um voo, que levava a equipe de rugby uruguaia 'Old Christians Club', do Uruguai ao Chile, colidiu com uma montanha na Cordilheira dos Andes. Além dos esportistas, o voo também contava com familiares e amigos, totalizando 45 pessoas.

Em uma história surpreendente, muitos sobreviveram ao impacto inicial do acidente, no entanto, precisaram encarar situações extremas e inacreditáveis. Em uma área isolada de tudo e todos, os sobreviventes precisaram encarar o frio, a fome e duas avalanches. Para vencer a fome, também precisaram se alimentar dos corpos das vítimas que faleceram após a tragédia.

A busca por sobrevivência inspirou o filme 'A Sociedade da Neve', lançado pela Netflix. Um dos mais assistidos entre os brasileiros, compreende uma adaptação do livro de mesmo nome lançado pelo jornalista Pablo Vierci, que entrevistou os sobreviventes do acidente.

Juan Antonio Bayona, diretor do longa, não só contatou e trabalhou com os sobreviventes da história real, como também conseguiu fazer com que alguns deles fizessem participações especiais nas gravações, explica o Screen Rant. Confira abaixo!

1. Roberto Canessa 

Sem dúvidas, o nome acima é um dos mais mencionados por quem descobre a história real do que ficou conhecido como 'Milagre nos Andes'. Isso porque Roberto Canessa, ao lado de Fernando "Nando" Parrado, partiu em busca de ajuda após mais de 70 dias de agonia, o que resultou no resgate dos 16 sobreviventes.

Roberto Canessa em 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

No filme, ele faz uma participação especial como um dos médicos que recebe o jovem Roberto da história após o resgate. Rapidamente, Canessa pode ser visto atrás do ator, como mostra o registro acima.


2. Fernando "Nando" Parrado

Como mencionado no tópico anterior, Fernando Parrado também foi o responsável por conseguir resgate para os sobreviventes da tragédia. Ele, que presenciou a morte da mãe e a irmã no acidente, é um dos nomes mais conhecidos.

A participação do sobrevivente em 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

No filme, a sua participação especial acontece através de uma breve interação com o ator que o interpreta. Ele é a pessoa que abre a porta para o jovem Fernando no pré-embarque ocorrido no aeroporto.


3. José Luis 'Coche' Inciarte

Outro sobrevivente que também fez uma participação em 'A Sociedade da Neve' é José Luis 'Coche' Inciarte, que faleceu no ano de 2023, pouco tempo antes da estreia. No filme, o verdadeiro José aparece na cena do bar, quando Numa encontra Gaston Costemalle e outros esportistas.

José Luis em participação no filme /Crédito: Divulgação/Netflix

Na ocasião, ele tenta ser convencido a participar da viagem. Quem assistir ao filme atentamente pode notar um homem no fundo, lendo um jornal ao lado esquerdo da tela. Ele é José.


4. Ramón "Moncho" Sabella

Quem também não ficou de fora do filme foi o sobrevivente Ramón 'Moncho' Sabella. Também na cena do aeroporto, ele pode ser observado com um terno preto enquanto os personagens Javier e Liliana Methol se despedem e partem para a viagem.

Ramón 'Moncho' Sabella em 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix


5. Antonio "Tintin" Vizintín

Outro sobrevivente que participou da cena do aeroporto é Antonio 'Tintin' Vizintín. No filme, explica o Screen Rant, ele é creditado como uma das participações especiais no momento do pré-embarque do time. Difícil de identificar, a cena pode ter ficado de fora da versão final de 'A Sociedade da Neve'.