Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Catástrofes

Da erupção do Krakatoa ao Tsunami em Lisboa: as 10 piores catástrofes naturais da História

Conheça os episódios que deixaram um longo rastro de mortes e de prejuízos e se mostraram capazes de mudar os rumos da humanidade

José Sérgio Osse Publicado em 11/04/2020, às 02h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A erupção do Krakatoa em 1883 - Wikimedia Commons
A erupção do Krakatoa em 1883 - Wikimedia Commons

O Brasil já foi vítima de grandes catástrofes. Em 1532, um maremoto em São Vicente, no litoral paulista, aterrou a entrada do porto da região e forçou sua mudança para um novo local, em Santos. Mesmo assim, continuamos sendo peixe pequeno em matéria de devastação.

“O Brasil não tem falhas geológicas importantes, não tem vulcões e está longe das zonas de atrito das placas tectônicas”, afirma o americano David Crossley, professor de Geologia da Universidade de Saint Louis.

O mesmo não vale para várias outras regiões que, de tempos em tempos, sofrem com catástrofes grandiosas, que mudaram o rumo da História.

Conheça as mais marcantes e tétricas delas - ainda que as 5 primeiras não figurem como as piores em números absolutos. 

10. Erupção em Pompeia, 79 d.C: 16 mil mortos

Crédito: Wikimedia Commons

Em 19 horas, o Vesúvio arrasou seu entorno. Uma chuva de cinza e rochas soterrou o balneário romano de Pompeia e a rica cidade de Herculano. Por outro lado, a erupção garantiu que a vila fosse mantida intacta para a posteridade.


9. Furacão no Caribe, 1780: 27 mil mortos

Também conhecido como Furacão de São Calixto, arrasou várias ilhas do Caribe. Ocorrido durante a guerra de independência dos Estados Unidos, afundou dezenas de navios ingleses e franceses posicionados na região.


8. Erupção na Indonésia, 1883: 35 mil mortos

Crédito: Wikimedia Commons

Depois de uma semana de erupções, o monte Krakatoa, na Indonésia, atingiu o auge da ira no dia 27 de agosto. Foi quando aconteceram quatro explosões, sendo que a última pôde ser ouvida a mais de 4.800 quilômetros. As detonações arremessaram rochas a mais de 80 quilômetros de altura.


7. Tsunami em Lisboa, 1755: 100 mil mortos

Crédito: Wikimedia Commons

A capital portuguesa e várias cidades litorâneas do país foram devastadas por um terremoto, seguido de um tsunami com ondas de mais de 6 metros. O tremor, de 8,7 pontos na escala Ritcher, deu ao marquês de Pombal a chance de reconstruir Lisboa.


6. Terremoto em Antioquia, 526: 250 mil mortos

Crédito: Wikimedia Commons

Quase ninguém sobreviveu quando um tremor atingiu a metrópole bizantina na síria. O que não foi ao chão imediatamente terminou carbonizado no incêndio que se seguiu. Por 18 meses, tremores secundários seriam sentidos.


5. Tsunami na Indonésia, 2004: 280 mil mortos

Crédito: Divulgação

Um dos maiores desastres naturais foi causado por um terremoto de 9 pontos na escala Richter, na Indonésia. Quase 300 mil padeceram pela destruição causada pela tsunami, cujas ondas alcançaram 800 km/h.


4. Ciclone na Índia, 1970: 500 mil mortos

Crédito: Divulgação

Nunca houve ciclone tropical tão devastador. O Bhola surgiu na baía de Bengala e deixou de 300 mil a 500 mil mortos em Bangladesh e na Índia. Com ventos de 222 km/h, causou grandes prejuízos. 


3. Terremoto em Shaanxi, China, 1556: 830 mil mortos

Crédito: Divulgação

Embora não tenha sido o mais intenso da História, o tremor que atingiu a província de Shaanxi, na China, em 23 de janeiro de 1556, é um dos maiores já registrados. Sem qualquer forma de prevenção a terremotos, as cidades foram arrasadas.


2. Seca na Índia, 1900: 3,25 milhões

As secas na Índia são relativamente comuns desde o século 18. A maior dessas tragédias aconteceu no ano 1900, no norte do país. Estima-se que tenham morrido até 3,25 milhões de cidadãos indianos.


1. Enchente na China, 1931: 4 milhões de mortos

A inundação do rio Amarelo, na China, é considerada o desastre natural mais mortal da História. Deixou cerca de 4 milhões de mortos, seja durante a cheia, seja por causa das doenças provocadas pelo desastre. Em 1887, outra enchente havia matado 2 milhões.


++Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon

Turismo de aventura em vulcões (Português), Rosaly Lopes, 2008 - https://amzn.to/3b1KHQR

Tsunami (Inglês) Capa comum, Jenny Baker, 2018 - https://amzn.to/2XoGId4

Máfia Verde: O Ambientalismo a Serviço do Governo Mundial (eBook Kindle), Lorenzo Carrasco - https://amzn.to/2Xxinlh

Filosofia Verde: Como pensar seriamente o planeta (eBook Kindle), Roger Scruton - https://amzn.to/3ch9Ebf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W