Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Barbie

Barbie: A erótica e polêmica inspiração para a boneca

Característica da boneca foi inspirada em histórias em quadrinhos para adultos sobre acompanhante de luxo; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 20/07/2023, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Nesta quinta-feira, 20, estreia nos cinemas brasileiros um dos filmes mais aguardados do ano: Barbie — estrelado por Margot Robbie, enquanto caberá à Ryan Gosling dar vida ao boneco Ken. Já a direção fica por conta de Greta Gerwig.

Símbolo de empoderamento e personagem que acompanha o universo feminino há décadas, Barbara Millicent Roberts, nome completo da boneca Barbie, foi lançada pela Mattel em 9 de março de 1959 — criação de Ruth e Elliot Handler, os co-fundadores da fábrica de brinquedos.

Toda menina precisava de uma boneca para projetar seu futuro. Se ela fosse brincar com uma versão de quem ela seria aos 16 ou 17 anos, seria meio estúpido brincar com uma boneca que fosse uma tábua. Então eu dei lindos seios a ela", disse Ruth ao The New York Times em 1977.

Entretanto, o que poucos sabem é que o corpo da boneca foi inspirado em uma personagem que surgiu de quadrinhos para adultos — publicada no jornal alemão Bild nos anos 1950. Entenda a polêmica!

+ Namoro da Barbie com o Ken foi marcado por término e amor australiano

A inspiração de Barbie

Conforme repercutido pelo G1, a criação da boneca surgiu quando Ruth notou que sua filha, Barbara, brincava de vestir bonecas de papel — uma cultura que já vinha desde o século 18, quando, na França, mulheres usavam o modelo para ver como vestidos ficariam sem seus corpos.

A inspiração para o corpo de Barbie, por sua vez, surgiu em 1956, quando Ruth esteve de viagem à Suíça. Por lá, tomou conhecimento de Lilli — uma personagem de quadrinhos adultos conhecida por se relacionar com diversos homens ricos. Os contos eram publicados no jornal alemão Bild.

História sobre Lilli/ Crédito: Reprodução

Um fato para lá de curioso é que Lilli era descrita como "call girl", que para nós seria uma espécie de atendente de telefone. Mas a gíria, em inglês e alemão, também é usada para descrever uma "garota de programa" ou "acompanhante de luxo".

Em entrevista a uma fundação de moda na Suíça, Rolf Hausser, criador de Lilli, descreveu a personagem como "sexy, jovem, inocente, fresca". Além disso, declarou que Lilli era "independente, mas, e isso é o mais importante, ninguém poderia dizer que ela não era virgem."

Anos mais tarde, recordou o G1, Hausser falou sobre a versão de sua criação fazer sucesso entre as meninas norte-americanas. "Fiquei indignado quando vi essa boneca. Esta era a minha Lilli com um nome diferente. O que essas pessoas fizeram? Eles roubaram minha boneca? Eu não sabia o que aconteceu."

Comparação entre Barbie (esq.) e Lilli (dir.)/ Crédito: Reprodução

Por fim, diante das semelhanças, Rolf Hausser pensou em processar a Mattel. Entretanto, seu irmão acabou sugerindo que sua empresa, a O&M Hausser, vendesse a patente da boneca.