Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Barbie

A Barbie que fez o FBI lançar um alerta

Há 13 anos, lançamento de uma boneca Barbie deixou o FBI em alerta

Redação Publicado em 19/07/2023, às 11h33 - Atualizado em 09/08/2023, às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A barbie que chamou atenção do FBI - Divulgação/ Mattel e Reprodução/Amazon
A barbie que chamou atenção do FBI - Divulgação/ Mattel e Reprodução/Amazon

Após muita espera, o live-action 'Barbie' chegou aos cinemas na quinta-feira, 20. Baseado na boneca mais famosa já criada, o filme de Greta Gerwig se tornou um dos mais comentados do ano antes mesmo da estreia oficial. 

"Nem tudo são flores para a excêntrica e individualista boneca Barbie (Margot Robbie). Por conta de suas imperfeições, ela acabou saindo de Barbielândia e foi parar no mundo humano. Lá, Barbie foi buscar sua verdadeira felicidade. Contudo, quando descobre que sua terra natal corre perigo, ela não pensa duas vezes e decide retornar para ajudar velhos conhecidos, como Ken (Ryan Gosling)", detalha a sinopse do filme

Apresentando diferentes versões da boneca que se tornou um símbolo histórico, o filme chama atenção para as curiosidades a respeito da trajetória da Barbie. Uma delas pode ser encontrada em 2010, quando o lançamento de uma das versões do brinquedo chamou atenção do FBI.

Há 13 anos, o FBI emitiu um 'alerta de crime virtual' após se deparar com o lançamento da Barbie Video Girl, que contava com uma delicada câmera de vídeo presente em seu seio e era vendida por aproximadamente US$ 50.

Na época, a unidade de polícia do Departamento de Justiça dos EUA demonstrou preocupação com a possibilidade de o brinquedo, caso utilizado de maneira incorreta, pudesse produzir pornografia infantil.

Os vídeos gerados pela pequena câmera poderiam ser visualizados numa tela de LCD presente nas costas da icônica boneca. Também havia a possibilidade de transferir os registros para um computador. Com a boneca, as crianças conseguem fazer gravações de até 30 minutos. 

Registros da boneca Barbie Video Girl /Crédito: Getty Images

Com a repercussão na mídia, foi revelado que o alerta acabou sendo enviado erroneamente para alguns veículos de notícias. Jenny Shearer, então porta-voz do FBI, não deu tanta importância para o relatório e disse que o uso era para 'aplicação da lei'.

"Não houve registros de incidentes da boneca usada para outro fim além do que o esperado", explicou Shearer ao ler um comunicado, segundo a Reuters. "Para fins de esclarecimento, a intenção do alerta é garantir que as agências de aplicação da lei estejam cientes de que a boneca, como qualquer outro equipamento de vídeo, pode conter provas e que tal item não deve ser ignorado durante uma busca".

O alerta

Além disso, o alerta emitido pelo FBI alegou que não havia como a gravação feita na boneca ser transferida de maneira direta para a internet. Com a polêmica, a Mattel enviou um comunicado a Reuters no qual enfatizou que as autoridades não encontraram episódios preocupantes através do uso do brinquedo. 

Detalhe da boneca Barbie Video Girl /Crédito: Getty Images

"O FBI não está denunciando que algo aconteceu. Steve Dupre, do escritório do FBI em Sacramento, confirmou que não houve incidentes com essa boneca sendo usada para outro fim se não o esperado", disse a fabricante da Barbie em comunicado. 

"Os produtos da Mattel são desenhados levando em conta as crianças e seus interesses. Muitos dos funcionários da Mattel são pais e entendem a importância da segurança infantil -- é nossa prioridade número um", explicou a empresa.