Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bebê Rena

Bebê Rena: Veja os próximos passos da Martha da "vida real"

Fiona Harvey, mulher que disse ser a inspiração por trás da personagem Martha, de Bebê Rena, divulgou uma carta aberta recentemente

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 22/05/2024, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fiona Harvey durante entrevista (à esqu.) e a Martha de Bebê Rena (à dir.) - Divulgação e Divulgação/Netflix
Fiona Harvey durante entrevista (à esqu.) e a Martha de Bebê Rena (à dir.) - Divulgação e Divulgação/Netflix

"Bebê Rena" é um sucesso na plataforma de streaming Netflix. Baseada em uma perturbadora história real, o comediante Richard Gadd vive uma versão ficcional de si ao relembrar o período em que foi perseguido por uma mulher, que, na série, é chamada de Martha.

Segundo a Forbes, a stalker em questão enviou um total de 41.071 e-mails, 744 tweets, 108 páginas de cartas, 46 mensagens no Facebook e 350 horas de mensagens de voz. 

Além do comediante, ela também perseguiu seus amigos e familiares. Entretanto, embora narre uma história verdadeira, a série protegeu a identidade das pessoas que inspiraram o roteiro. 

Tudo mudou, contudo, após o lançamento. Afirmando ter sofrido ameaças e danos na vida pessoal, uma mulher identificada como Fiona Harvey deu uma entrevista na qual alega ser a verdadeira inspiração para a stalker.

Ela, por outro lado, nega a história contada pelo comediante e os eventos retratados em "Bebê Rena". Em carta aberta divulgada no último dia 20, a "verdadeira Martha" revelou seus próximos passos, pelo menos legalmente falando.

Chris Daw, advogado de Fiona, alegou ao Deadline que a sua cliente vai formar uma equipe jurídica. O seu objetivo é processar Richard, a Netflix e a Clerkenwell Films, produtora da série.

Carta aberta

Na carta, Fiona se apresenta e reitera que a personagem Martha foi 'claramente' criada para ser baseada em sua história.

"Meu nome é Fiona Harvey. No início de 2024, a Netflix lançou um programa chamado 'Baby Reindeer', que foi anunciado e comercializado como uma 'história verdadeira'. Um dos dois personagens principais, 'Martha', foi claramente concebido para ser baseado em mim. Um alto executivo da Netflix deu provas ao parlamento sob juramento de que Baby Reindeer era "obviamente uma história verdadeira" das negociações de Richard Gadd com um 'perseguidor condenado'", escreve ela.

Cena da série "Bebê Rena", da Netflix /Crédito: Divulgação/Netflix

Em seguida, ela enfatiza que os responsáveis pela série ganharam muito dinheiro e que, diferente do que foi divulgado, não se trata de uma história verdadeira.

"Não há dúvida de que Richard Gadd, a Clerkenwell Films (que produziu a série) e a Netflix ganharam milhões de libras com este programa, em grande parte fazendo tantas afirmações de que Baby Reindeer é uma história verdadeira. Não tenho dúvidas de que a personagem 'Martha' em Baby Reindeer pretendia ser um retrato meu. O problema para Richard Gadd e agora para a Netflix é que Baby Reindeer não é uma história verdadeira".

Fiona também disse que jamais foi presa ou condenada, diferente do que é retratado na série da Netflix.

"Eu não sou uma 'perseguidora condenada'. Nunca fui acusada de nenhum crime, muito menos condenada, muito menos declarada culpada e, claro, nunca fui presa por nada. Foi assim que Gadd e Netflix escolheram me retratar em um programa de TV, para ganho financeiro próprio".

Tempestade

Ela também explica que jamais foi procurada pela série para comentar a história mostrada aos assinantes da Netflix.

"Ninguém nunca me abordou para fazer qualquer comentário sobre a veracidade de Baby Reindeer, ou a alegação muito séria e prejudicial de que sou uma criminosa condenada, com antecedentes criminais graves, que passou algum tempo na prisão. Ninguém nunca pediu minha permissão para me apresentar dessa forma ou para usar minha imagem", explica. "A tempestade mediática em torno da Baby Reindeer e a minha rápida identificação como a 'verdadeira Martha' causaram danos incalculáveis ar e os meus melhores interesses. Esta tempestade mediática continua, com bombardeamentos diários de chamadas em busca de comentários sobre histórias de todos os tipos possíveis".

Fiona também destacou que não fará outro pronunciamento para a imprensa até um desdobramento. 

"Estou fazendo esta declaração para deixar claro que não farei nenhum outro comentário de qualquer tipo na mídia até novo aviso. Com a ajuda de um advogado inglês sénior, Chris Daw KC, estou a reunir uma equipa jurídica, no Reino Unido e nos EUA, para avançar com ações legais contra todos aqueles que mentiram sobre mim e usaram a minha imagem para fazer grandes somas de dinheiro para si próprios, com consequências tão prejudiciais para mim e para a minha família", ressaltou.

Ela também aproveitou a carta para pedir respeito a sua privacidade.

"Entretanto, para o bem da minha saúde, por favor, respeite a minha privacidade e pare com as intermináveis críticas, capaz de lidar com o assédio implacável dos jornalistas e, se isto continuar, farei uma denúncia à polícia. Fiona Harvey, 20 de maio de 2024".