Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Titanic

Cena de Titanic prova que James Cameron se preocupou com os detalhes da tragédia real

Clássico do cinema, Titanic se baseia na tragédia real do naugrágio que resultou em mais de 1.500 mortes

Redação Publicado em 15/06/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Titanic' - Divulgação
Cena do filme 'Titanic' - Divulgação

Quando falamos de clássicos do cinema, Titanic é, sem dúvidas, um dos filmes que entraram para a História. Ao se basear na tragédia real do naufrágio do navio que deixou mais de 1.500 pessoas mortas, o longa de 1997 fascina diferentes gerações ao misturar a história de amor fictícia dos personagens Rose e Jack com o naufrágio ocorrido em 1912. 

Em 2023, o filme retornou aos cinemas em comemoração ao aniversário de 25 anos e até mesmo foi exibido no último sábado, 10, na Rede Globo, despertando diferentes reações nos internautas. 

Por se tratar de um episódio histórico que ainda intriga diferentes pessoas, o diretor James Cameron se atentou aos detalhes reais da história do naufrágio na hora de executar o filme, o que, sem dúvidas, fez diferença no resultado. 

Com isso, não é de se espantar que o filme 'Titanic' mostre em determinado momento um detalhe surpreendente da tragédia real. Como repercutido pelo Adoro Cinema, a cena que apresenta o detalhe curioso ocorre após o grandioso Titanic colidir com o iceberg.

Os espectadores mais atentos aos detalhes podem notar um relógio na parede, rodeado por fios. Os ponteiros sinalizam 11h40, o que muitos podem interpretar como uma informação sem importância, no entanto, remete a um fato da história real. 

O relógio mostrado no filme 'Titanic' /Crédito: Reprodução/ Vídeo

Isso porque foi às 23h40 que o Titanic colidiu com o iceberg no Oceano Atlântico, resultando em mais de 1.500 mortes. Mais que uma cena, Cameron pensou em um detalhe que tem como referência a história real.  

Ricos e pobres

Em coletiva de imprensa realizada neste ano, o diretor refletiu sobre como as temáticas abordas em 'Titanic' permanecem atuais. Isso faz com que a história continue na mente de quem assiste ao filme. Um exemplo é a diferença entre as classes sociais presentes na embarcação. 

"Na terceira classe, quase todos os homens e cerca de metade das mulheres e crianças morreram. Na primeira classe, cerca de metade dos homens e quase todas as mulheres e crianças sobreviveram com apenas uma ou duas exceções", disse Cameron, segundo repercutido pela CNN . "Foram as pessoas ricas no Titanic, sua impaciência para chegar a Nova York e o capitão respondendo à rica base de clientes que causou o naufrágio em primeiro lugar. E foram os pobres que sofreram, numericamente".