Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Titanic

Confira 5 teorias criadas a respeito do filme Titanic

As hipóteses dos fãs incluem viagens no tempo, alucinações e até mesmo conexões com outros filmes com Leonardo DiCapprio

Redação Publicado em 09/07/2023, às 11h20 - Atualizado às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena icônica de Rose e Jack do filme 'Titanic' - Divulgação / Paramount
Cena icônica de Rose e Jack do filme 'Titanic' - Divulgação / Paramount

O filme Titanic (1998), de James Cameron, é um dos grandes clássicos do cinema, fazendo sucesso com mais de uma geração. Com a tragédia do naufrágio como pano de fundo histórico e diversos cenários de tirar o fôlego, o longa-metragem acompanha o romance fictício entre Rose DeWitt Bukater e Jack Dawson, dois jovens de classes sociais drasticamente diferentes. 

Assim como ocorre com muitas produções de impacto cultural, Titanic foi alvo de inúmeras discussões entre os fãs desde que estreou nos cinemas há 25 anos, e, ao longo deste caminho, diversas teorias conspiratórias curiosas surgiram. Confira algumas delas a seguir!


1. Jack fantasma 

Segundo esta teoria, a morte do galã do longa-metragem ocorre no momento em que o transatlântico afunda e o casal de protagonistas é separado.

Nas cenas seguintes, Jack reencontra Rose trazendo a famosa porta que a manteria fora da água até o momento do resgate — mas, conforme o internauta que elaborou a hipótese, esse, na verdade, é o fantasma do personagem voltando do além para ajudar a sua amada. 

Nesta interpretação, as emocionantes últimas palavras trocadas pelos dois ganham também um significado diferente. Isso, pois, quando Jack diz para Rose que ela não vai morrer ali, e sim quando for velhinha e já tiver netos, ele não estaria apenas encorajando-a a se esforçar para sobreviver, mas lhe revelando informações do futuro, que consegue acessar por ser um espírito. 


2. Rose psicótica 

Trecho de Titanic em que aparece Rose / Crédito: Divulgação/ Paramount 

Já de acordo com esta teoria, que foi repercutida pela revista Cosmopolitan em uma matéria de 2017, o mocinho do filme nem mesmo existe: na verdade, ele seria fruto da imaginação de Rose.

No início do longa-metragem, vemos a protagonista ter dificuldades com sua saúde mental devido à intensa melancolia que sente, e até mesmo tenta cometer o suicídio (momento em que conhece Jack). 

Através dessa leitura do enredo, no entanto, ela não é salva por uma pessoa real, e sim por uma alucinação criada por sua mente para confortá-la. Isso tentaria explicar, aliás, porque os pesquisadores que a conhecem no futuro afirmam não existirem registros a respeito do rapaz que ela diz ter conhecido. 


3. Jack como um viajante do tempo

Esta teoria conspiratória, por sua vez, traz um elemento de ficção científica para o filme dramático, defendendo que Jack Dawson é, na verdade, uma viajante do tempo que veio do futuro para salvar a protagonista de afundar com o Titanic.

As 'evidências' por trás da ideia levam em conta locais referenciados pelo personagem durante a produção. A certo ponto, por exemplo, ele fantasia sobre ir junto de Rose em uma montanha-russa situada na cidade de Santa Mônica, nos Estados Unidos. A atração, no entanto, apenas seria construída em 1916, e o navio afundou ainda em 1912.

Outro elemento que serve de base para a hipótese é a história de Jack a respeito de ter pescado com seu pai no Lago Wissota durante a infância. Mais uma vez, ocorre uma inconsistência histórica: isso, pois, esse é um lago artificial que apenas foi criado em 1917. 

Neste caso, porém, a explicação simples é que esses detalhes compreendem deslizes por parte dos responsáveis por tornar o filme historicamente verossímil.


4. Gatsby

O que os longas "O Grande Gatsby" (2013) e "Titanic" têm em comum? Para os adeptos desta teoria, a presença do ator Leonardo DiCapprio em ambos não é uma coincidência. 

De acordo com essa interpretação, Jack Dawson sobreviveu ao naufrágio, e utilizou seu desenho de Rose usando o "Coração do Oceano" — o colar com um diamante em formato de coração com o qual seu noivo a presenteou — para criar uma réplica da joia

Essa iniciativa teria levado o personagem a enriquecer e eventualmente decidir mudar de nome para esconder sua origem humilde, ao que teria adotado sua identidade como Jay Gatsby. No entanto, a teoria também é fácil de ser invalidada: em Titanic, vemos Rose se despedindo do corpo de Jack, que se perde nas profundezas do oceano. 


5. A Origem 

Ainda segundo o portal Cosmopolitan, outra teoria de fãs do Titanic que busca conectar o clássico com filmes posteriores da carreira de DiCapprio se voltou para "A Origem" (2010), o famoso longa-metragem de ficção científica de Christopher Nolan

Esta elaborada hipótese argumenta que o protagonista de "A Origem", Dominick Cobb, teria sido contratado para entrar na mente de Rose DeWitt Bukater a fim de descobrir a localização do Coração do Oceano. 

Trecho de Titanic / Crédito: Divulgação/ Paramount 

Titanic se passaria, portanto, todo num sonho de Rose, onde Cobb apareceria como Jack, o que não seria estranhado pela mulher devido à sua dificuldade de lembrar dos eventos da própria vida.