Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Plano Collor

Confisco de poupanças: Documentário detalha o que foi o Plano Collor

Disponível no streaming, documentário revive o Plano Collor e o desastroso confisco de poupanças no Plano Collor

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/03/2024, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Collor em imagem oficial - Ubirajara Dettimar/Agência Brasil
Collor em imagem oficial - Ubirajara Dettimar/Agência Brasil

Ao tentar conter uma inflação de 84% ao mês, o presidente Fernando Collor de Mello iniciou o chamado Plano Collor. Conforme a Agência Senado, o plano alterou a moeda, então cruzado novo, pelo cruzeiro. Além disso, saques de poupança foram limitados a 50 mil cruzados, o que choca os brasileiros até hoje. 

Embora o governo tenha prometido que os valores seriam liberados em 18 meses, não foi, de fato, o que aconteceu. É estimado que tenha sido bloqueado aproximadamente US$ 100 bilhões. O episódio, além de afetar inúmeros brasileiros, ainda choca diferentes gerações, mais de 30 anos depois.

O Plano Collor é detalhado no documentário "Confisco", que apresenta relatos de Zélia Cardoso, então ministra da economia, e de uma família que reside no interior de São Paulo, por exemplo.

Ao explicar o que foi a medida econômica adotada pelo governo brasileiro, a produção mistura fatos históricos e o lado sentimental das pessoas que vivenciaram na pele o horror do bloqueio.

Mais de 30 anos depois, em 2020, o ex-presidente, através de seu perfil no X, pediu desculpas pelo confisco. “Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos”, publicou Collor.

Onde assistir

Com direção de Felipe Tomazellie e Ricardo Martensen, a produção está disponível no catálogo da plataforma de streaming Max. 

"A história dos afetados pelo confisco brasileiro de 1990, o maior já realizado por um governo democrático contra seus cidadãos", destaca a sinopse.