Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Crown

The Crown: A princesa Diana recusou o pedido de casamento de Dodi Al-Fayed?

Primeira parte da última temporada de The Crown resgata os momentos intensos que marcaram a relação de Diana e Dodi

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/11/2023, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diana e Dodi em The Crown - Divulgação/Netflix
Diana e Dodi em The Crown - Divulgação/Netflix

Na última semana, os assinantes da plataforma de streaming Netflix foram surpreendidos com a primeira parte da última temporada de The Crown, série original que mistura fato e ficção ao retratar o reinado de Elizabeth II. 

A primeira parte da última temporada resgata um dos momentos mais dramáticos já vividos pela monarquia britânica: o trágico acidente de carro que matou a princesa Diana, ex-esposa do então príncipe Charles.

Diana e Dodi em The Crown /Divulgação/Netflix

Ao mostrar os últimos dias daquela que ficou conhecida como 'princesa do povo', a série resgata a sua meteórica relação com o playboy egípcio Dodi Al-Fayed, que também faleceu durante o acidente em Paris, no ano de 1997. Os próximos parágrafos podem apresentar spoilers!

Alerta spoiler!

Um dos momentos mais curiosos a respeito dos momentos finais da princesa Diana inclui um pedido de casamento feito por Dodi horas antes do acidente fatal, no terceiro episódio. Ao comprar um anel que encantou Lady Di, ele se ajoelha e pede a mão da princesa, no entanto, recebe um não. Mas será que isso aconteceu na vida real?

Bom, a verdade é complicada. A relação entre a ex-esposa do príncipe Charles e Dodi se iniciou quando Mohamed Al-Fayed a convidou para passar férias com familiares em Saint Tropez.

Como repercute o site Town And Country, Diana namorava o cirurgião Hasnat Khan há dois anos. Ele chegou a ser descrito pela mídia como 'amor de sua vida'. Já Dodi, como mostra The Crown, estava noivo da modelo Kelly Fisher. 

No entanto, tudo mudou naquele verão. Em depoimento a polícia, durante as investigações da morte de Diana, Hasnat afirmou que o celular da princesa estava na secretária eletrônica. Em seguida, ela passou a se relacionar com Dodi. 

Annabel Goldsmith e Rosa Monckton, amigas de Lady Di, disseram durante o inquérito que Dodi era como uma recuperação após a nobre namorar o cirurgião. Já a irmã de Diana, Sarah McCorquodale, disse ter conversado com ela em 29 de agosto e acreditava que "o relacionamento não duraria muito mais tempo".

Uma curiosidade, entretanto, chama atenção em 30 de agosto de 1997. Diana e Dodi pegaram um voo de Sardenha para Paris e voltariam para Londres um dia depois. Naquele dia, ele adquiriu para amada o luxuoso anel 'Dis-Moi Out' ('Me Diga Sim', em tradução livre). No entanto, não existem provas de que o anel seria uma prova do compromisso entre ambos. 

O noivado

Após a morte do filho, Dodi, e da princesa Diana, o empresário Mohamed Al-Fayed passou a alegar que a nobre estava grávida, o que médicos e especialistas forenses negaram depois. Ele também afirmara que o casal se casaria e que o acidente foi fruto de uma sabotagem armada pela família real britânica, todavia, nada nunca foi comprovado. 

Ao mesmo tempo, uma prova que indicaria que o noivado nunca aconteceu é Paul Burrel. Ex-mordomo de Diana, ele afirmou no livro 'The Way We Were: Remembering Diana' que ela não pretendia se casar. 

"Suas palavras precisas para mim foram: 'Quero outro casamento, assim como quero uma erupção na pele'", explicou ele. "[Mohamed Al Fayed] deve aceitar que a princesa e Dodi não tiveram mais do que uma aventura de verão. O mundo deve parar de acreditar que Diana e Dodi iriam se casar, porque isso simplesmente não é verdade".