Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Crown

The Crown: Veja 5 vezes em que a série irritou a família real

Misturando fato e ficção ao retratar o reinado da rainha Elizabeth II, a série causou polêmica; relembre

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 08/11/2023, às 13h59 - Atualizado em 16/11/2023, às 09h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II: ficção e vida real - Divulgação e Domínio Público
Rainha Elizabeth II: ficção e vida real - Divulgação e Domínio Público

Após anos de sucesso e elogios da crítica especializada, a série 'The Crown', da Netflix, chega ao fim. Nesta quinta-feira, 16, a primeira parte da última temporada da produção foi disponibilizada na plataforma de streaming. 

Misturando fato e ficção ao retratar o reinado da rainha Elizabeth II, a série conquistou uma legião de fãs, no entanto, também causou polêmica com os mais próximos da monarquia britânica. 

Um dos nomes que não viu problema com a série é o príncipe Harry. Filho do atual rei Charles III, o nobre confessou que assistiu à série e defendeu a produção. Ele também disse que assistir 'The Crown' é uma maneira de entender como os membros da realeza são pressionados. 

"A série é levemente baseada na realidade. Claro, ela não é extremamente precisa, mas mostra um pouco do estilo de vida da realeza, a pressão de sempre colocar o dever acima da família e quais as consequências disso", disse o príncipe durante participação no The Late Late Show, de James Corden, em 2021. 

Mas, nem todos compartilham da mesma opinião que o príncipe Harry. Muitas vezes, a maneira como os fatos foram tratados na série da Netflix causou uma verdadeira polêmica. Confira abaixo!

1. Amiga de Elizabeth II

Uma amiga de longa-data da finada rainha Elizabeth II não gostou nada da série. No ano passado, Lady Anne Glenconner detonou a produção durante entrevista à BBC Radio 4. Ela disse que The Crown é 'pura fantasia' e que não conseguiu continuar assistindo. 

"É muito injusto com a Família Real. O problema é que as pessoas, principalmente, nos Estados Unidos, acreditam completamente no roteiro. É muito irritante. (...) Fico furiosa", afirmou ela. 

Cena da série 'The Crown', da Netflix /Crédito: Divulgação/Netflix

Uma cena específica, que causou incômodo, se encontra na segunda temporada. Um dos momentos mais chocantes de The Crown mostra a morte da irmã do príncipe Philip, marido da rainha, em um acidente aéreo. 

Na série, Philip é mostrado pressionando a princesa Cecile da Grécia para embarcar no voo, o que foi descrito como 'completamente falso' pela amiga da rainha Elizabeth II.


2. O rei Charles III

Um dos personagens mais odiados pelo público que acompanha The Crown é o então príncipe Charles. Retratado enquanto ainda era herdeiro do trono, a sua relação fria com a princesa Diana e o caso fora do casamento com Camilla Parker irritou o público. 

No entanto, o próprio Charles reconhece o peso de sua impopular imagem na série. No ano passado, durante participação em um evento em Edidimburgo, capital da Escócia, o rei Charles esclareceu que não se parece com o personagem da ficção. 

A reação do monarca foi revelado por um membro do parlamento escocês. “Ele chegou e falou: ‘Olá, prazer em conhecê-los. Eu não sou nem perto de como me retratam na Netflix’”, disse o político ao jornal The Daily Mail.


3. Príncipe Philip

Outro nome da monarquia que não ficou nada feliz com a série foi o príncipe Philip. De acordo com o jornal Sunday Times, o marido da rainha cogitou processar a Netflix, responsável por The Crown. Assim como Lady Anne Glenconner, o nobre se incomodou com a cena da morte da irmã. 

Conforme o veículo, Philip não gostou como fora retratado na série, especialmente, quando os pais o culpam pela trágica morte da irmã. "Eu soube que o príncipe Philip consultou os advogados dele e perguntou: 'o que podemos fazer em relação a isso?'", afirmou o historiador Hugo Vickens ao jornal. "Ele estava muito chateado com a forma em que foi retratado. Era humano, se machucava como qualquer pessoa".


4. Charles Spencer

A série também acabou pisando nos calos de Charles Spencer, o irmão da princesa Diana. Ele acusou a plataforma de streaming de não deixar claro que The Crown é uma série de ficção. 

Durante participação no programa Lorraine, o irmão de Lady Di afirmou que não é um 'grande espectador'. "Vi alguns episódios no passado, mas não vi nenhum dos mais recentes, apesar de a minha esposa ter visto", afirmou ele em 2020.

O nobre, que é jornalista e escritor, disse que a plataforma de streaming deveria destacar em todos os episódios que se trata de uma obra fictícia, mas baseada em alguns fatos. 

"Eu escrevo sobre história, eu informo que o que eu escrevo não é ficção, então se alguém ler, vai saber que é o que vão receber, e isso é igual com todos os historiadores. Eu acho que ajudaria bastante The Crown se, no começo de cada episódio, eles falassem que não é verdade, mas é baseado em alguns eventos reais, porque aí todos entenderiam que é um drama", afirmou ele.

O irmão de Diana também se incomodou com a maneira como sua avó, Ruth Roche, conhecida como baronesa de Fermoy, fora mostrada na série. A produção mostra que ela foi a pessoa responsável por 'educar' Diana para viver ao lado da monarquia. 

"Ela foi retratada de um jeito particularmente desagradável, não é como ela era. Minha avó pode ter morrido há muito tempo, infelizmente, mas ela tem uma filha viva, 10 netos vivos, é justo que as pessoas sejam destruídas desse jeito? Eu acho que não", explicou Charles.


5. Rainha Elizabeth II

A monarca também teria se irritado com a maneira como um evento verdadeiro foi adaptado na série. Uma fonte revelou ao The Express, em 2018, que uma cena da segunda temporada não agradou à rainha. 

[Colocar ALT]
O príncipe Charles em The Crown /Crédito: Divulgação/Netflix

As cenas mostram o momento em que a rainha, ao lado do marido, apresentam Charles a nova escola, um internato. Quem também frequentou o local na infância foi o príncipe Philip.

Quando Charles sofre bullying de colegas da escola, o jovem chora na frente do pai, que responde que ele é 'muito fraco'. Como resultado, o trecho em questão teria incomodado a rainha. 

"A rainha entende que muitos que assistem The Crown consideram isso um retrato preciso da família real e ela não pode mudar isso. Mas posso transmitir que ela ficou chateada com a forma como o príncipe Philip é retratado como um pai insensível ao bem-estar do filho", afirmou a fonte.