Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Irmãos Grimm

De Cinderela a Branca de Neve: Veja contos perturbadores dos Irmãos Grimm

Alguns dos contos de fadas clássicos ganharam versões sangrentas pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; confira exemplos

Éric Moreira Publicado em 19/03/2024, às 18h45 - Atualizado em 25/03/2024, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duas representações da história de 'Cinderela' - Carl Offterdinger e Divulgação/Disney
Duas representações da história de 'Cinderela' - Carl Offterdinger e Divulgação/Disney

Na infância, somos geralmente introduzidos ao mundo da leitura a partir dos seculares e famosos contos de fadas como 'Rapunzel', 'A Princesa e o Sapo' ou 'A Branca de Neve', contadas e recontadas várias vezes e de maneiras diferentes ao longo da história.

Estas histórias populares ganharam, ao longo do tempo, várias adaptações cinematográficas, tanto em animação — sendo as mais famosas associadas à Disney — quanto em live-action.

+ Veja 5 clássicos da Disney que não tinham final feliz na história original

Com tantas versões instigantes, nem todas as histórias se mantêm exatamente como eram originalmente. Desde alterações mais sutis até as mais radicais — como transformar o Ursinho Pooh num assassino em série —, seja para ressignificar a história ou mesmo adaptá-la a um novo público, muito disso já foi feito.

Muitos desses contos de fadas tão populares hoje, por sua vez, ganharam versões pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Com isso em mente, confira a seguir 5 adaptações das histórias dos Grimm que mudam detalhes da história original:

1. Rapunzel

A história da jovem Rapunzel, que foi aprisionada no topo de uma torre, onde permaneceu por grande parte de sua vida, é o enredo de um dos mais célebres contos dos irmãos Grimm. Em 2010, a personagem recebeu uma adaptação diferente pela Disney: o filme 'Enrolados'.

Nesta versão, quem aprisionou Rapunzel no alto da torre foi sua mãe, Gothel, enquanto a jovem nutria, dia após dia, seu sonho de desbravar o mundo. Isso foi possível depois que um ladrão — em vez de um príncipe encantado — chamado Flynn Rider a encontrou.

Cena de 'Enrolados' / Crédito: Reprodução/Disney

Porém, além do fato de Flynn não ser um príncipe na nova versão, outro fator que difere dos contos dos irmãos Grimm é que, quando o príncipe sobe na torre para ver a jovem Rapunzel, ele, na verdade, foi saudado pela feiticeira. Assim, escapou da torre, e eles só se reencontrariam anos depois, depois de ela ter dado à luz a gêmeos.

+ Produtora reunirá Ursinho Pooh, Pinóquio, Peter Pan e outros em novo terror slasher


2. Cinderela

Durante uma noite, a jovem Cinderela conseguiu uma oportunidade de ouro com sua fada madrinha, que a permitiu usar um belo vestido azul e um par de sapatos de cristal para que pudesse conhecer o príncipe.

Porém, antes de dar meia-noite, ela precisaria escapar do palácio, pois, o feitiço chegaria ao fim. Esta é a premissa básica do conto 'Cinderela', replicada em todas as suas versões.

Então, assim como é retratado no filme 'Cinderela', de 2015, o príncipe, já encantado pela bela e fascinante jovem, busca pela jovem com o seu sapato perdido, tentando encontrar, em seu reino, aquela cujo pé caberia perfeitamente no calçado. Porém, ao contrário do que acontece nas adaptações mais recentes, a versão dos irmãos Grimm pode ser considerada um pouco mais brutal.

Cena de 'Cinderella' (2015) / Crédito: Reprodução/Disney

No filme em live-action — e na animação de 1950 — as duas meio-irmãs de Cinderela tentam calçar o sapato, mas falham, pois, seus pés eram muito maiores que o item. No conto original elas chegam até mesmo a cortar seus próprios pés.

Porém, quando colocam o sapato, o príncipe nota o sangue e conclui que elas não eram as donas originais. Então, Cinderela o calçou perfeitamente, e o casal pôde, finalmente, se reunir — e pássaros também arrancariam os olhos das duas irmãs.


3. O Príncipe Sapo

Em 2009, a Disney lançou a curiosa animação 'A Princesa e o Sapo', em que a garçonete Tiana é convencida a beijar um sapo, que afirma ser um príncipe amaldiçoado. 

O beijo do amor verdadeira poderia livrá-lo daquela forma. Porém, quando o beija, é ela quem acaba se transformando em sapo.

Cena de 'A Princesa e o Sapo' (2009) / Crédito: Reprodução/Disney

No entanto, a versão original, criada pelos irmãos Grimm, possui um desenrolar bastante diferente. No conto 'O Príncipe Sapo', após o sapo tanto insistir para que a princesa a beijasse, ela se irrita com o príncipe e, em um ataque de raiva, o arremessa contra a parede. Então, antes que ele sofresse o impacto, volta a ser um príncipe, e a maldição estaria quebrada.


4. Branca de Neve

Em 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937), o primeiro longa-metragem animado do mundo, vemos uma rainha má que é obcecada por sua própria beleza que, ao descobrir que havia uma jovem mais bela que ela, decide matá-la.

Nesta versão da Disney, assim como em muitas versões conhecidas em livros, a única forma de assassinato empregada pela rainha, que "funciona" logo de cara, é com uma maçã envenenada.

Cena de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1930) / Crédito: Reprodução/Disney

Porém, na versão dos irmãos Grimm, a história consegue ser ainda mais brutal: antes da maçã envenenada, a rainha má tenta matar a Branca de Neve sufocando-a com os cadarços de suas roupas. Após falhar, ela se oferece para escovar seus cabelos, e utiliza um pente envenenado, explica a Collider.

O plano parece funcionar, entretanto, tudo muda com os sete anões, que encontram Branca de Neve inconsciente no chão, puxaram o pente e a socorreram. Foi só então que ela teria utilizado da maçã para o ato brutal.

Outra diferença é que, no final, a morte da rainha má se dá após ela ser condenada a calçar chinelos de ferro em brasa até que caísse morta, em vez de cair de um penhasco, como mostra a animação.