Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Disney

Veja 5 clássicos da Disney que não tinham final feliz na história original

Animações da Disney marcaram várias gerações, com histórias de princesas e finais felizes; originalmente nem todas essas histórias terminam bem

Éric Moreira Publicado em 17/03/2024, às 16h00 - Atualizado em 20/03/2024, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937), 'Mulan' (1998) e 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) - Reprodução/Disney
Cenas de 'Branca de Neve e os Sete Anões' (1937), 'Mulan' (1998) e 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) - Reprodução/Disney

Quando se fala sobre animações, é impossível não mencionar a Disney, grande referência em produções desse tipo. O primeiro longa-metragem animado do mundo, inclusive, é desta empresa: 'Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937.

Uma fama conquistada pela empresa ao longo dos anos foi de que a empresa sempre conclui seus filmes com finais felizes, o que, muitas vezes, não vai conforme os contos e lendas folclóricas que os inspiraram. Porém, a Disney optou por adotar tais licenças poéticas para adaptar as histórias a um público infantil, até mesmo removendo alguns dos elementos assustadores para as crianças.

+ Como um trauma na vida de Walt Disney pode ter influenciado muitos de seus filmes

Entre essas mudanças, em geral, a Disney muitas vezes omitiu e alterou vários aspectos de histórias famosas e seculares, segundo o Screen Rant. Visto isso, confira a seguir 5 animações clássicas da Disney que, em suas histórias originais, não possuem finais felizes:

1. Branca de Neve e os Sete Anões

De fato, a ideia de alterar o final das histórias sempre esteve presente. Isso ocorreu já em sua primeira animação: 'Branca de Neve e os Sete Anões', de 1937, que, por sua vez, é uma adaptação do conto de fadas alemão de mesmo nome escrito pelos Irmãos Grimm.

+ A origem macabra de 5 contos de fadas

Branca de Neve e a Rainha Má na clássica animação da Disney / Crédito: Reprodução/Disney

A principal mudança entre as duas versões é que, no conto de fadas original, após o casamento da Branca de Neve, a Rainha Má recebe a punição de calçar chinelos em brasa e dançar até que caísse morta. No longa, a emblemática vilã também morre, mas caindo de um penhasco, um elemento menos gráfico e brutal que sua morte na versão dos Grimm.


2. Hércules

Lançado em 1997, Hércules acompanha o jovem herói e semi-deus grego que dá nome ao filme, enquanto precisa aprender o caminho para se tornar um verdadeiro deus e, assim, conquistar seu lugar no Monte Olimpo.

Ao longo de sua jornada, ele conta com a ajuda de seus amigos Phil, o sátiro, e o Pegasus, além da misteriosa Mégara, enquanto tenta lidar com o maligno deus (e seu tio) Hades.

Antiga pintura representando Hércules e sua versão na animação da Disney / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons ? Reprodução/Disney

Esta história, por sua vez, é uma adaptação do antigo herói mitológico Héracles. Na peça de Eurípides, ele termina enlouquecido pela deusa Hera, e mata sua esposa e seus filhos.

Ao se recuperar, é condenado pelos deuses a conviver com a culpa por seus crimes para sempre, em um fim bem típico das famosas tragédias gregas. Felizmente, a Disney tirou esse sabor agridoce do final: Hérculesencontra o amor e felicidade ao lado de Mégara.


3. Corcunda de Notre Dame

'O Corcunda de Notre Dame' recebeu críticas mistas na época de seu lançamento, com seus temas mais sombrios e certa fidelidade ao material original.

Na história, Quasimodo vive confinado na Catedral de Notre Dame, em Paris, ao passo que deseja sair e explorar o mundo. Assim, ele conhece e se apaixona pela cigana Esmeralda, e precisa enfrentar o pai adotivo, o juiz Claude Frollo.

Esmeralda, Quasimodo e Claude Frollo em 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) / Crédito: Reprodução/Disney

Inspirado no romance de 1831 escrito por Victor Hugo, o filme se distancia do final trágico original. No romance, Frollo executa Esmeralda por bruxaria após ser rejeitado, ao passo que Quasimodo se vinga, assassinando-o.

Depois, ele encontra o corpo da amada no cemitério, e fica ao seu lado segurando-o até que morresse de fome. Na versão da Disney, Quasimodosai da catedral e é finalmente aceito na sociedade.


4. Mulan

Uma das personagens femininas mais queridas da Disney, Mulan é uma jovem chinesa que ocupa o lugar de seu pai doente no exército, disfarçando-se de homem para combater os hunos.

Eventualmente, ela se torna uma honrada guerreira reconhecida pelo imperador que, no fim, retorna à sua família sã e salva, e tem um final feliz com seu capitão, Lee Shang.

+ Mulan: Conheça a verdadeira lenda da maior guerreira da China

Mulan na animação da Disney e em antiga ilustração / Crédito: Reprodução/Disney / Domínio Público via Wikimedia Commons

Na lenda que inspirou o filme, uma canção folclórica chamada 'A Balada de Mulan a história diverge. Quando Mulan retorna da guerra, ela descobre que seu amado pai havia morrido, sua mãe teria se casado e ela deveria servir como concubina. Então, ainda assombrada com os horrores que viveu na guerra, em vez de aceitar esse destino, tira a própria vida.


5. Aladdin

Outro filme inesquecível e muito querido da Disney é a animação de 1992, 'Aladdin', de 1992. A animação é baseada na famosa coleção de histórias do Médio Oriente e do sul da Ásia em língua árabe 'As Mil e Uma Noites'.

Na trama, o jovem ladrão Aladdin encontra uma lâmpada mágica que abriga um poderoso gênio, capaz de lhe conceder três desejos. Porém, o maléfico feiticeiro Jafar, conselheiro do sultão, pretende obter tal poder para si, além de se casar com a filha do sultão e, assim, conquistar poder, riquezas e glórias inimagináveis.

Aladdin na animação da Disney e em antiga ilustração de 'As Mil e Uma Noites' / Crédito: Reprodução/Disney / Domínio Público via Wikimedia Commons

No famoso conto, Aladdin chega a se casar com a filha do sultão, como acontece no final do filme, e tem, até certo momento, um final feliz. Porém, as coisas são diferentes para o vilão.

No filme, o personagem é sugado para sempre em sua própria lâmpada após se tornar um gênio. Já na obra,'Mil e Uma Noites', ele retorna ao palácio, disfarçado de mulher, para tentar roubar a lâmpada, e é assassinado violentamente por Aladdin.