Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

De gargalhada excessiva a fartura: 5 filósofos que morreram de forma bizarra

Conheça episódios que resultaram na morte incomum de importantes pensadores

Redação Publicado em 31/08/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

1. Crísipo de Soli (280 a.C. - 208 a.C.)

Crédito: Reprodução

Crísipo foi um filósofo helenístico, professor da escola estoica de Atenas. Existem duas histórias que narram sua morte: Uma que diz que ele bebeu vinho não diluído e morreu horas depois. E outra afirma que ele assistia alguns jumentos comerem figos e fez uma piada dizendo: "Agora dê ao jumento uma bebida de vinho puro para lavar os figos", depois ele morreu de tanto gargalhar, tendo um infarto. A concordância entre as duas versões é que ele morreu aos 73 anos, na 143° Olimpíada.

2. De la Mettrie (1709- 1751)

Crédito: Reprodução

De la Mettrie foi um médico e filósofo francês, um dos primeiros materialistas e defendia a natureza humana. Ficou muito famoso pela sua obra Homem-maquina.

A causa de sua morte? Comer. Sim, ele participou de um jantar em comemoração a cura de sua doença, na casa do embaixador francês Monsieur Tirconne, e se esbanjou com uma enorme quantidade de patê de Trufas.

Ainda enquanto passava mal, médicos renomados tentaram ajudá-lo, ele recusou o reforço xingando-os. Os profissionais tentaram tirar seu sangue, mas em meio ao delírio o pensador morreu.

3. Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.)

Crédito: Reprodução

Conhecido também como filósofo chorão, Heráclito foi um filosofo grego pré-socrático, autodidata e considerado um pioneiro da sabedoria. Ele passou a viver no mato, onde se alimentava apenas de ervas e plantas, até que ficou doente e teve que voltar para a cidade. No entanto, o pensador decidiu não seguir o que os médicos lhe diziam e fez algo inusitado.

Existem duas versões para a causa de sua morte. A primeira é que ele decidiu se enterrar em um esterco de vacas e bois, acreditando que o calor do estrume iria extrair o mal que lhe causara a doença. Já na outra versão, ele deitou em meio ao esterco, só que ao ficar exposto ao sol forte, morreu desidratado.

4. Diógenes de Sinope (412 - 323 a.C.)

Crédito: Reprodução

Conhecido como O cínico, a vida de Diógenes foi e ainda é um mistério. Ele, que vivia como um mendigo pelas ruas da Grécia Antiga, foi comprado como escravo por um intelectual, que notou sua inteligência e confiou a Diógenes a educação de seus filhos.

A morte do homem misterioso tem duas versões: ele faleceu após comer um polvo ainda cru, ou se matou prendendo a respiração.

5. Kurt Gödel (1906 - 1978)

Crédito: Reprodução

Kurt foi um filósofo e matemático austríaco, considerado um dos mais importantes da História. Ele teve um surto em que não comia nada, a não ser se sua mulher, Adele Nimbursky, separasse sua alimentação. Entretanto, sua esposa foi parar no hospital, e o coitado morreu de inanição.