Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família Real Britânica

Há 5 anos, Elizabeth II se tornava a rainha com mais tempo no trono britânico

Na ocasião, cumpriu com a agenda oficial e preferiu não realizar um evento de celebração após bater a tataravó rainha Vitória

Wallacy Ferrari Publicado em 10/09/2020, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II sendo agraciada por cidadãos britânicos - Wikimedia Commons
Elizabeth II sendo agraciada por cidadãos britânicos - Wikimedia Commons

Ao longo de todas as monarquias da história, o trono máximo de rei ou rainha sempre foi almejado por muitos, porém conquistados por poucos. No trono britânico, mais precisamente, as longas ocupações e batalhas que marcaram a história do Reino Unido tornaram a monarquia ainda mais badalada. Com isso, a rainha Vitória poderia se orgulhar por um feito histórico.

Entre 1873 e 1901, a monarca ocupou o trono por 63 anos e 216 dias, se tornando a mais longeva líder no trono real britânico — e assim seria por mais 114 anos. Somente em 2015, a sua tataraneta, Elizabeth II, teria a chance de ultrapassar tal recorde. A rainha conseguiu se igualar no dia 9 de setembro de 2015 e, no dia seguinte, batia o recorde de Vitória com um dia a mais, se tornando a rainha com mais tempo no trono britânico.

Na época, evitou realizar alguma cerimônia de comemoração do marco; do contrário, seguiu a agenda pública, reinaugurando uma ferrovia na Escócia que havia sido abandonada 50 anos antes. Aproveitou a ocasião apenas para agradecer o apoio popular e afirmou que nunca aspirou para ter alcançado tal marca. Também acumulava o título de monarca mais velha do mundo após a morte do rei saudita Abdullah.

Cinco anos depois, a rainha atualmente tem 95 anos de idade e, de lá para cá, garantiu outro título; o de pessoa com maior tempo como líder de uma monarquia em todo mundo. Em 2016, o rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej — que governava o país desde 1946 — faleceu, deixando Elizabeth na liderança dos três títulos monárquicos.

A rainha Elizabeth assumiu o trono máximo da realeza aos 25 anos de idade, com a inesperada morte do pai, George VI, em 1952 em decorrência de problemas pulmonares, viajando às pressas para a Inglaterra durante uma visita ao Quênia. Desde então, Elizabeth já acumula 68 anos e 217 dias com a coroa de rainha do Reino Unido.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W