Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Família real britânica

Entenda por que a família real britânica não opina sobre política

Recentemente, o príncipe William, filho do rei Charles III, usou as redes sociais para opinar sobre o conflito em Gaza, no entanto, isso não é comum na família real

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/02/2024, às 15h31 - Atualizado às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II ao lado do então príncipe Charles - Getty Images
A rainha Elizabeth II ao lado do então príncipe Charles - Getty Images

Durante visita à sede da Cruz Vermelha, em Londres, uma declaração do príncipe William chamou atenção. Filho do rei Charles III, o príncipe de Gales se manifestou sobre a atual situação de Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. 

William disse ser necessário 'aumentar o apoio humanitário a Gaza' e a libertar reféns do conflito. "Eu, como muitos outros, quero ver o fim dos combates o mais rápido possível. Há uma necessidade urgente de aumentar o apoio humanitário a Gaza. É fundamental que a ajuda chegue e que os reféns sejam libertados", afirmou o príncipe William, como repercutido pela BBC e Reuters.

A declaração do príncipe é rara. Isso porque não é comum ver membros da família real britânica se manifestando politicamente. Inclusive, o rei não pode votar. Mas, o que motiva tal impedimento?

O site oficial da monarquia explica que o nome que ocupa o trono precisa se mostrar neutro quando o assunto é política. 

"Como Chefe de Estado, a Rainha [cargo ocupado agora pelo rei Charles III] tem de permanecer estritamente neutra no que diz respeito a questões políticas, incapaz de votar ou candidatar-se às eleições, no entanto, Sua Majestade tem importantes papéis cerimoniais e formais em relação ao governo do Reino Unido". 

O príncipe William /Crédito: Getty Images

Neutralidade

Além disso, o site oficial do Parlamento do Reino Unido destaca que "Embora não seja proibido por lei, é considerado inconstitucional que o monarca vote numa eleição". 

De qualquer maneira, vale lembrar que o rei Charles III, assim como fez a rainha Elizabeth II, se reúne semanalmente com o primeiro-ministro. Na ocasião, repercute o Pop Sugar, eles discutem temas importantes que impactam a nação.

No entanto, as restrições aplicadas ao rei (ou rainha) podem ou não se aplicar a outros membros da família real. Fato é que eles seguem regras do tipo. Um exemplo disso é que, o rei Charles III, enquanto príncipe, não costumava se manifestar publicamente sobre política.

Como resultado, a declaração do príncipe William sobre a atual situação em Gaza chama atenção.