Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Esqueceram de Mim

Esqueceram de Mim: Os segredos dos bastidores que chocaram os fãs

Do filme que 'não existe' ao uso do purê de batatas, segredos do clássico 'Esqueceram de Mim' surpreende fãs: "Minha infância está arruinada"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 20/12/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990) - 20th Century Fox
Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990) - 20th Century Fox

Com o fim do ano chegando, os filme natalinos voltam a estar em alta. Um dos longas mais clássicos para esta época do ano trata-se de 'Esqueceram de Mim', estrelado por Macaulay Culkin em 1990. A franquia de sucesso ainda teve outras quatro produções, mas apenas 'Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York' (1992) manteve o elenco original. 

+ Da infância turbulenta as drogas: A saga de Macaulay Culkin

O sucesso foi tamanho que 'Esqueceram de Mim' foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (com 'Somewhere in My Memory'); já Culkin foi indicado ao Globo de Ouro como melhor ator em comédia ou musical. 

Além disso, 'Esqueceram de Mim' se tornou o filme de comédia com maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos; já ao nível mundial, ele só perdeu o posto em 2011 com o lançamento de 'Se Beber Não Case Parte 2'. O The Telegraph também aponta que o longa foi a produção de natal de maior bilheteria por anos, só sendo batida pela animação 'O Grinch' (2018).

Mesmo após mais de três décadas de seu lançamento, 'Esqueceram de Mim' segue sendo uma das produções mais queridas para os fãs desta época ano — e também segue surpreendendo por seus bastidores. 

Segredos revelados 

Popular no TikTok, o perfil Talk2Pops publicou um vídeo na semana passada para revelar alguns detalhes chocantes sobre a comédia. "Minha infância está arruinada", escreveu ele na legenda, acrescentando que algumas informações fascinantes sobre os bastidores do filme foram retiradas da série documental da Netflix 'Filmes que Marcam Época'

@talk2pops_ My chikdhood is ruined 😂😂 i found these facts out watching the documentary on netflix!! #greenscreen♬ Home Alone – Main Theme - John Williams

Na trama, Macaulay Culkin, atualmente com 43 anos, dá vida ao pequeno travesso e malcriado Kevin McCallister, que aos oito anos é esquecido acidentalmente pela família em casa, enquanto eles estão a caminho do aeroporto para as férias de Natal em Paris. 

Sozinho na residência, Kevin precisa se proteger e cuidar do imóvel das investidas dos vigaristas interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern. E o primeiro ponto curioso por trás da trama é seu cenário. 

Macaulay Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990)/ Crédito: 20th Century Fox

No vídeo, o Tiktoker revela que "a maior parte da neve em 'Esqueceram de Mim' era, na verdade, purê de batatas". No vídeo, ele inclui um trecho do documentário já citado que corrobora com a informação. 

Não havia neve no chão, então o que eles fizeram foi usar materiais brancos e flocos de batata para imitar a queda de neve para a Sra. McCallister [Catherine O'hara], que finalmente chega em casa durante uma nevasca", aponta. 

A segunda revelação pode parecer óbvia para alguns, mas pegou os mais desatentos de surpresa. No longa, o personagem Fuller McCallister, primo de Kevin, é interpretado pelo então ator mirim Kieran Culkin. Com o nome fica mais fácil assimilar que Kieran é o irmão mais novo de Macaulay na vida real. 

Kieran Culkin em 'Esqueceram de Mim' (1990)/ Crédito: 20th Century Fox

Mas o fato que mais impressionou o tiktoker é outro: quando já está sozinho em casa, Kevin se distrai assistindo ao filme de gângster 'Angels with Filthy Soul', que inclusive ganha continuação no segundo longa da franquia. Acontece que a produção não existe de verdade e foi filmada exclusivamente para aparecer em 'Esqueceram de Mim'

"Mas, o que realmente me impressionou foi que, durante todos esses anos, pensei que este era um filme real que [Kevin] estava assistindo", continuou. "Acontece que eles só filmaram para o filme."

Esse ponto, inclusive, já havia deixado muitos fãs chocados quando se tornou trend topics no antigo Twitter, atual X, quando o comediante Seth Rogen falou sobre a surpresa que teve: "Por toda a minha infância eu achei que o filme antigo que Kevin vê em 'Esqueceram de Mim' era realmente um filme velho".

"Não é?", questionou, à época, o ator Chris Evans, o eterno Capitão América dos filmes da Marvel. "Eu não sabia até você falar disso", corroborou Rodney Rothman, diretor de 'Homem-Aranha no Aranhaverso'.

Conforme recorda matéria do Splash, do UOL, 'Angels with Filthy Soul', embora lembrado pela icônica frase "Fique com o troco, seu animal imundo", foi um curta estrelado por Michael Guido e Ralph Foody. Com apenas um minuto e 20 segundos de duração, ele foi filmado em apenas um dia — na véspera dos trabalhos de fotografia de 'Esqueceram de Mim'

Cenário e dublê

O tiktoker, ainda no vídeo, faz uma observação um tanto quanto curiosa a respeito da locação em que 'Esqueceram de Mim' foi gravado: a maioria das cenas foi filmada em um complexo cenário de dois andares construído em um ginásio escolar de Chicago, no mesmo lugar onde 'Curtindo a Vida Adoidado' (1986) foi rodado. As tomadas externas, porém, foram filmadas em uma casa em Winnetka, Illinois.

Ainda foi revelado que "a maioria das acrobacias do filme eram realmente reais", sendo filmadas sem o uso de almofadas e fios. O documentário da Netflix inclui vários clipes nos quais o dublê de Joe Pesci, Troy Brown, explicou: "Quando caí pela primeira escada, ninguém me disse como suportar a queda. Eu simplesmente me lancei o mais alto e longe que pude."

Não foi nada engraçado", concordou o diretor Chris Columbus: "Foi assustador".

Em entrevista à People, o próprio Pesci revelou que sofreu "graves queimaduras" durante as filmagens de 'Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York'. Numa das cenas, Harry Lime, papel designado ao ator norte-americano, aparece com sua touca pegando fogo, para servir como referência a primeira obra, porém, a cena acabou gerando traumas.

"Além dos esperados inchaços, hematomas e dores gerais que você associaria a esse tipo particular de humor físico, sofri queimaduras graves no topo da cabeça durante a cena na qual a touca de Harry é incendiada", explicou. 

Cena de Joe Pesci no filme 'Esqueceram de Mim'/ Crédito: 20th Century Fox

Por fim, Talk2Pops acrescentou que a famosa cena de gritos de Culkin foi improvisada. Originalmente, ele deveria dar tapinhas nas bochechas duas vezes antes de soltar o grito. Em vez disso, "ele manteve as mãos ali porque era coisa que uma criança faria", disse o diretor Chris Columbus

Ele criou este momento icônico colocando as mãos ali e mantendo-as lá", finalizou.