Curiosidades » Rússia

Existe alguma diferença entre czar e tsar?

A designação dos imperadores russos confunde pessoas até os dias de hoje; mas será os dois termos têm significados diferentes?

Isabela Barreiros Publicado em 12/02/2020, às 07h00

Nicolau II
Nicolau II - Divulgação/Klimbim

Imperadores como Ivan, o Terrível, usavam o termo tsar para definir seu cargo político na Rússia. No entanto, os governantes da região recebem, além deste, outro nome para tal posição — muitas vezes, lê-se czar. Essas circunstâncias confundem pessoas até os dias de hoje e levantam o questionamento: existe diferença entre czar e tsar?

A resposta rápida seria não exatamente. Mesmo que signifiquem, no fundo, a mesma coisa, possuem simbolismos e usos um pouco diferentes.

Crédito: DIvulgação/Klimbim

 

A origem do termo vem do título latino dado a imperadores romanos, como foi o caso de César. Os governantes romanos usavam “tsar” e, posteriormente, os bizantinos também, representando aqueles que controlavam os impérios cristãos do passado.

Os russos ainda chamavam apenas seus próprios governantes de tsares, os de fora seriam chamados apenas reis ou rainhas, revelando o simbolismo de tal uso.

Por isso, os imperadores russos passaram a usar tal designação — Ivan foi um deles, por exemplo. Mas ainda assim, muitas vezes lemos o termo czar para nos referirmos a tais figuras — a série Os Últimos Czares o usa, para termos uma ideia.

Crédito: DIvulgação/Klimbim

 

No Reino Unido, o mais utilizado é tsar, exatamente por estar mais próximo da pronúncia russa. Já nos Estados Unidos, usa-se a transliteração do termo, que seria czar.

Por mais que as duas palavras estejam corretas, tsar está mais próximo do russo. É por isso que muitos a consideram a versão correta da designação dos imperadores. Ainda assim, é possível utilizar as duas expressões, que significam praticamente a mesma coisa.


+ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov, de Robert K. Massie (2014) - https://amzn.to/2vaHCOo

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service (2018) - https://amzn.to/2SkmrRM

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie (2017) - https://amzn.to/3832NQU

Os três imperadores: Três primos, três imperadores e o caminho para a Primeira Guerra Mundial, de Miranda Carter (ebook) - https://amzn.to/2tyAieX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.