Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ferrari

Ferrari: Piloto interpretado por ator brasileiro teve morte trágica

Ferrari, em cartaz nos cinemas brasileiros, retrata o drama público e íntimo de Enzo Ferrari; ator brasileiro participa do filme

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 22/02/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alfonso de Portago: Realidade e ficção - Domínio Público e Divulgação
Alfonso de Portago: Realidade e ficção - Domínio Público e Divulgação

Em cartaz nos cinemas brasileiros, o filme 'Ferrari' chama atenção. Anos após a estreia de 'Ford vs Ferrari' o filme, dirigido por Michael Mann, mostra a trajetória de Enzo Ferrari, um ex-piloto de corrida italiano que se destacou no mundo automobilístico ao fundar uma das empresas de carros mais famosas da História.

Retratando o drama pessoal e público de Enzo, o longa retrata um período conturbado na vida do ex-piloto. Em crise financeira, sua vida pessoal também é afetada após a morte do único filho. Com o objetivo de vencer os obstáculos, Enzo aposta tudo na corrida Mille Miglia, ocorrida na Itália.

Quem assiste ao filme, se depara com um rosto familiar para os brasileiros. Isso porque o jovem Gabriel Leone interpreta o piloto Alfonso de Portago em 'Ferrari'. Em entrevista à CNN, o artista fala sobre a importância de participar do filme.

"Diria que foi a realização de um sonho trabalhar com Michael [Mann, o diretor] por ser muito fã do cinema dele, dos filmes dele. Depois, eu entendi a dimensão desse projeto para ele, que já tentava realizá-lo há várias décadas, e só torna a minha primeira experiência no mercado americano mais especial ainda", explicou.

A vida curta de Portago

Assim, fica a dúvida: Quem foi Alfonso de Portago? Bom, antes disso é necessário destacar que os próximos parágrafos podem apresentar spoilers do filme

Alfonso de Portago /Crédito: Domínio Público

Nascido em Londres, na Inglaterra, Portago cresceu em uma família favorecida. Fã de esportes, ele até mesmo representou a Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno com o esporte bobsleigh.

A paixão pelo automobilismo se deu por meio de Luigi Chinetti, um amigo que importava Ferraris. Ele, inclusive, conseguiu escalar o colega como co-piloto durante a corrida de automóveis Carrera Panamericana. 

A história que o conecta com a trajetória de Enzo Ferrari começou em 1953. Na época, ele foi contratado pela Scuderia Ferrari, equipe de automobilismo da montadora italiana. 

Alfonso competiu nos 1000 km de Buenos Aires, explica a Revista Motor Sport. Conquistou o primeiro lugar no Tour de France Automobile de 1956 e o segundo no Grande Prêmio da Inglaterra em 1956. 

No entanto, sua carreira foi interrompida de forma trágica. Em 12 de maio de 1957, o jovem disputava a Mille Miglia, uma corrida de longa distância disputada em estrada aberta, na Itália, quando um dos pneus estourou em seu automóvel. 

Alfonso de Portago durante a trágica corrida /Crédito: Domínio Público

Na corrida, Alfonso estava em terceiro lugar e corria a 240 km/h numa estrada localizada entre Cerlongo e Guidizzolo, na Lombardia, explica o site The Rake. Em um cenário chocante, o carro girou em direção ao público, que acompanhava a corrida na rodovia. Nove pessoas, o piloto e o co-piloto do jovem, Edmund Nelson, faleceram. 

Um marco de concreto foi arrancado pelo carro e jogado na multidão. Com o impacto, duas crianças morreram. O episódio, retratado no filme, encerrou uma era das perigosas corridas realizadas em estradas.