Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Golpista do Amor

Golpista do Amor: Veja casos reais de mulheres enganadas por vigaristas

Ficcional, Golpista do Amor, minissérie eletrizante exibida pela TV Globo, chama atenção para casos de mulheres enganadas por vigaristas

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 26/01/2024, às 16h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série Golpista do Amor - Divulgação/ TV Globo
Cena da série Golpista do Amor - Divulgação/ TV Globo

No início do mês, a TV Globo lançou a minissérie 'Golpista do Amor'. Na narrativa eletrizante, o público acompanha a história de um homem capaz de conquistar inúmeras mulheres. Ele é piloto, corretor, cirurgião e até mesmo jornalista. No entanto, tudo não passa de uma mentira.

O objetivo do criminoso, na verdade, é enganar e manipular essas vítimas. O trapaceiro, interpretado pelo artista belga Jonathan Zaccaï, cria uma nova personalidade ao desenvolver uma identidade. Bonito e charmoso, o farsante é atencioso com as mulheres, que são roubadas ou atacadas por ele. Mas, tudo muda quando as vítimas decidem se unir contra ele.

A história mostrada em Golpista do Amor é ficcional, no entanto, a série é capaz de chamar atenção para casos reais de mulheres vulneráveis enganadas por golpistas. Confira alguns dos casos antes de assistir à produção nesta sexta-feira, 26, às 23h15!

1. Golpista do Tinder

Um dos casos mais conhecidos é o do “O Golpista do Tinder” documentário que foi lançado pela Netflix em 2022. Na série documental, o público acompanha uma saga chocante envolvendo o popular aplicativo de relacionamentos.

Na produção documental, são apresentadas denúncias feitas por diferentes mulheres que sofreram golpes de um homem com quem começaram a se envolver por meio do Tinder. 

Simon Leviev, mundialmente conhecido como 'golpista do Tinder' /Crédito: Arquivo pessoal

O acusado de golpe se chama Simon Leviev, que afirma ser o “príncipe dos diamantes”. O documentário da Netflix mostra que ele se envolveu com diferentes mulheres visando tirar dinheiro das vítimas. Com uma história surpreendente, ele é acusado de tirar 10 milhões de dólares no total, explica o documentário.


2. Dirty John 

John Meehan era belo, carismático, charmoso e demonstrava interesse por Debra Newell de forma genuína. No entanto, a história se transformaria num pesadelo. Com o passar dos meses, Meehan demonstrava ser o oposto do que Debra idealizou: ele era, na realidade, um mentiroso patológico com um temperamento explosivo. 

No final, Meehan escondia um passado criminoso e uma extensa trajetória marcada por enganar, manipular e abusar de mulheres. Chocante, a história inspirou a série da Netflix 'Dirty John', que mistura fato e ficção ao retratar a saga de John Meehan.


3. Falso astronauta

A história aqui é menos famosa que as outras, no entanto, tomou as manchetes em 2022. Tudo aconteceu quando uma senhora japonesa de 65 anos sofreu um golpe de 4,4 milhões de ienes (aproximadamente R$ 160 mil).

Ela relatou que um homem, que dizia ser um astronauta russo, estava perdidamente apaixonado. No entanto, ele precisava de dinheiro para conseguir retornar à Terra, repercutiu o portal de notícias G1 com informações do jornal Yomiuri Shimbun. 

Segundo o veículo internacional, a idosa foi enganada pelo farsante em junho daquele ano. Na conta usada para enganá-la, existiam imagens do espaço. Já na troca de mensagens, ele até mesmo chegou a falar em casamento.

Para que o casório pudesse acontecer, no entanto, ele precisaria de dinheiro para custar a viagem de volta para a Terra. Assim, a idosa acabou pagando aproximadamente 4,4 milhões de ienes divididos em três parcelas. A senhora, entretanto, suspeitou do farsante a medida em que mais dinheiro era solicitado. Assim, procurou as autoridades.


4. Johnny Depp

Semelhante ao caso anterior, até mesmo a identidade do astro Johnny Depp já foi explorada por vigaristas. No crime em questão, uma idosa brasileira deu R$ 208,4 mil ao golpista. 

Johnny Depp em Piratas do Caribe - Divulgação

O golpe começou em 2020, quando a mulher, que reside em Osasco, São Paulo, passou a conversar no Instagram com um perfil que se passava pelo astro de Hollywood. Ao relatar o caso a Justiça, repercute o portal de notícias UOL, ela disse que a conversa era baseada em 'assuntos do cotidiano', entretanto, avançaram para o golpe. 

A pessoa que fingiu ser Johnny Depp contava "uma história triste de que precisava de dinheiro para o pagamento de condenações em processos nos quais ele estava envolvido". Na época, vale lembrar, o ator enfrentava uma batalha nos tribunais com sua ex-esposa, a atriz Amber Heard. 

"Junto com a história triste de não ter dinheiro para pagar as referidas taxas, teve início um 'romance' onde começaram as promessas do golpista de levar a autora [do processo] para morar com ele", relatou a advogada que representou a idosa. "A pandemia contribuiu para que ela acreditasse em toda mentira contada pelo golpista, haja vista o abalo emocional vivenciado. Ela só procurava uma saída ou mudança de vida."

Além de ter vendido um carro, e até mesmo uma casa ao cair no conto do vigário, a senhora também passou uma cirurgia plástica. Ela acreditava que viveria em Los Angeles. Para enganar a mulher, a pessoa disse que os depósitos seriam feitos 'na conta de um amigo brasileiro de seu advogado'.