Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Baba Vanga, a clarividente que previu acontecimentos históricos

A vidente deixou premonições até o ano de 5079, mas hoje é difícil identificar o que foi narrado por ela e o que é invenção da Internet

Isabela Barreiros Publicado em 25/12/2020, às 12h00 - Atualizado em 08/01/2021, às 19h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baba Vanga - Wikimedia Commons
Baba Vanga - Wikimedia Commons

Nascida em Strumica, na atual Macedônia, em janeiro de 1911, Vangelia Pandeva Dimitrova, conhecida como Baba Vanga, previu inúmeros acontecimentos históricos ao longo do século 20. Diz a lenda que ela antecipou Chernobyl e outros momentos que qualquer um diria improváveis. Vanga dizia que escutava vozes de seres invisíveis que diriam a ela tudo que quisesse saber.

Cresceu em uma família pobre. Sua cegueira vem de um acidente decorrente de uma tempestade, que a lançou em um areal do qual ela só foi encontrada dias depois. Foi uma criança normal, mas já demonstrava traços de profetisa — ela gostava de adivinhar.

Em seu auge, chegou a atender 50 pessoas por dia. Também foi a primeira vidente do mundo a ser contratada pelo governo. Como funcionária pública, o dinheiro das consultas iria para a receita do Estado, e ela recebia um salário fixo. Essa situação gerou dúvidas nas pessoas, no entanto. Dizia-se que o governo dava informações confidenciais para a mulher repassar aos clientes.

Como esperado, Vanga teria previsto a data de sua morte. Ela morreu em 1996, mas deixou premonições até o ano de 5079. Mas é difícil dizer quais das teorias atribuídas a ela realmente foram ditas pela clarividente.

Além disso, ela também deixou uma esperança para quem acredita em seu esoterismo. Segundo Vanga, uma garota francesa de 10 anos seria a sucessora de todo o seu poder. “Em breve, todos ouvirão falar dela”, disse.

Mito?

A lenda que se tornou ao redor de Baba diz que ela acertou a morte de Stalin, sendo até presa por ter tido tal coisa e solta após o fato (o que nunca foi comprovado). Disse que os conflitos levariam a uma mudança radical na região, e assim caiu a União Soviética

Outros dizem que ela teria previsto os ataques de 11 de setembro de 2001, a eleição de um presidente negro nos Estados Unidos e o desastre de Chernobyl.

Errata: A matéria errou ao não especificar que a suposição que a vidente acertou a data morte de Stalin nunca foi comprovada. 


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Chernobyl 01:23:40, Andrew Leatherbarrow (2019) - https://amzn.to/2YLSoW0

Stálin: Paradoxos do poder 1878-1928, Stephen Kotkin (e-book)  - https://amzn.to/2NbLcNw

Stálin: Nova biografia de um ditador, Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2BG8LbF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W