Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Acidente inesperado: a fatídica morte de Tennessee Williams

O dramaturgo e vencedor do prêmio Pulitzer encontrou seu fim de maneira bizarra em 1983

Alana Sousa Publicado em 06/11/2020, às 16h15 - Atualizado em 08/11/2020, às 00h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tennessee Williams, famoso dramaturgo - Getty Images
Tennessee Williams, famoso dramaturgo - Getty Images

Tennessee Williams é um dos grandes nomes da dramaturgia mundial do século 20. Seu legado vive até hoje, eternizado em obras como A Rosa Tatuada, Doce Pássaro da juventude e A Noite da Iguana e Outras Histórias. O autor recebeu um dos maiores prêmios da literatura, o Pulitzer, por duas vezes: Em 1948, por A Streetcar Named Desire e, em 1955, por Cat on a Hot Tin Roof.

Williams também foi reconhecido pelo presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, de quem foi premiado com a maior honraria que um cidadão americano pode ganhar: a Medalha Presidencial da Liberdade.

Não só por sua contribuição para o mundo literário Tennessee é lembrado. O escritor foi vítima de uma bizarra morte, que lhe trouxe ainda mais fama após o óbito. Em 1983, aos 71 anos, Williams assinou sua última peça, um mês depois, ele estaria morto.

Morte inusitada

Seu corpo foi encontrado no Hotel Elysée, em Nova York, EUA. A princípio, nada de incomum foi observado no cadáver. Entretanto, a autópsia revelou que o intelectual morreu ao se engasgar com a tampa de um frasco de colírio.

Tennessee tinha o costume de segurar a tampa do medicamento entre os dentes enquanto inclinava a cabeça para trás para pingar algumas gotas nos olhos. Foi nesse momento que o objeto escapou e caiu direto em sua garganta, causando a morte.

Tennessee Williams, em 1949 / Crédito: Getty Images

A presença de drogas no organismo dificultou a reação do corpo de Williams na hora da tragédia. Exames revelaram que ele teria ingerido barbitúricos — uma droga que age no sistema nervoso —, além de álcool, que inibiu o vômito do autor.

O incidente colocou fim em uma carreira relevante no teatro e dramaturgia. Em seu testamento, o escritor revelou seu desejo curioso de ser enterrado no mar. “Eu, Thomas Lanier (Tennessee) Williams, estando em sã consciência sobre esse assunto, e tendo declarado esse desejo repetidamente aos meus amigos mais próximos — declaro aqui que desejo ser enterrado no mar. Mais especificamente, desejo ser enterrado no mar o mais próximo possível do poeta americano Hart Crane, morto por opção no mar”.

Por opção, nunca revelada, seu irmão, Dakin Williams, não atendeu a última vontade do dramaturgo e providenciou uma sepultura ao lado da mãe, no cemitério de Calvary Cemetery, em St. Louis, Missouri.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

20 mortes incomuns e bizarras: Caso seja sensível por favor não leia esse artigo! (Bizarrices Livro 2) (e-book) - https://amzn.to/38ldPkq

Guia Mortes Misteriosas, On Line Editora (e-book) - https://amzn.to/31MULck

Mister Paradise e Outras Peças em Um Ato, Tennessee Williams (2011) - https://amzn.to/2OLaGCS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W