Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Carmen Miranda

Máscara funerária do rosto de Carmen Miranda impressiona internautas

Em rede social, o Museu Carmen Miranda chamou atenção de internautas ao relembrar máscara funerária da artista

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 09/11/2023, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Carmen Miranda - Gabriel Dorneles
A cantora Carmen Miranda - Gabriel Dorneles

Sem dúvidas, Carmen Miranda é um dos nomes mais fascinantes da História. Cantora e atriz, se tornou um dos nomes mais famosos dos Estados Unidos na década de 1940, a ponto de se tornar uma das mais bem-pagas da época. 

Talentosa, Miranda gravou quase 300 músicas e 160 discos e fez parcerias com nomes como Grupo Canhoto, Sylvio Caldas e American Jazz. Já no cinema, estrelou 20 filmes. Infelizmente, Carmen faleceu em 5 de agosto de 1955. 

Hoje, quem deseja relembrar a trajetória da cantora encontra no Museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro, encontra uma fascinante experiência. Após restaurações em sua estrutura e acervo, a instituição foi reaberta e conta com, pelo menos, 3 mil itens referentes a cantora.

Nas redes sociais, o museu também chama atenção de internautas ao relembrar a trajetória da cantora. No último Dia de Finados, a instituição homenageou a artista ao publicar uma imagem da réplica de sua máscara funerária. 

A máscara

Durante o embalsamento do corpo de Miranda, uma máscara funerária foi retirada nos Estados Unidos. A réplica do artefato se encontra no acervo do museu brasileira. 

"A máscara captura a expressão envelhecida, porém eternamente bela, de Carmen Miranda, cuja vida foi interrompida precocemente aos 46 anos devido a complicações de saúde. Seu semblante continua irradiando a alegria que a caracterizou durante sua carreira brilhante", escreveu a instituição na legenda da publicação que mostra uma imagem da máscara. 

O artefato chamou atenção de internautas. Nos comentários da publicação no Instagram, muitos se mostraram impressionados com os detalhes do rosto da artista.

"Essa máscara é impressionante e mostra em detalhes todos os poros da pele e, além disso como semblante estava sereno no momento da morte", escreveu uma conta. "Interessante, não sabia desse fato da máscara mortuária, parece que era muito comum para personalidades da época eternizarem seu rosto após a morte", opinou ouro internauta.