Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Rambo

Missão suicida: Rambo quase teve um destino trágico

Um dos personagens mais icônicos do cinema quase teve um destino diferente do que conhecemos

Redação Publicado em 08/07/2023, às 10h38 - Atualizado em 31/08/2023, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O personagem Rambo - Divulgação/Orion Pictures
O personagem Rambo - Divulgação/Orion Pictures

Sem dúvidas, o personagem John Rambo se tornou um dos mais famosos se tornou um dos mais icônicos do cinema e um dos mais marcantes do astro Sylvester Stallone. Em 'Rambo', lançado em 1982, "Um veterano da Guerra do Vietnã usa todo seu treinamento e agressividade exercitada nos campos de batalha quando é preso e torturado por policiais", descreve a sinopse. 

Sucesso nos cinemas, o personagem logo se tornou um fenômeno. Além do inicial, o público acompanhou a eletrizante saga do veterano de guerra em mais quatro filmes. No entanto, muitos não imaginam que essas continuações poderiam não ter ocorrido.

Ted Kotcheff, diretor do longa, tinha como plano inicial seguir o romance de David Morrell, responsável por apresentar ao mundo a saga de Rambo. O problema é que o personagem interpretado por Stallonemorre no final, o que poderia ter impedido tantas sequências da franquia de sucesso.

Tendo em mente retratar a negligência com as pessoas que sobreviveram a Guerra do Vietnã, a ideia do diretor era mostrar Rambo em meio a uma missão suicida trágica. 

"O filme foi concebido como a tragédia de Rambo, que reproduziria o que aconteceu com tantos veteranos", explicou Ted Kotcheff à Entertainment Weekly em entrevista antiga. "Pensei que tê-lo se matando significaria que o inimigo teria vencido, que a cidade o teria assassinado. Neste momento, o público teria recebido a mensagem".

Com isso, Rambo acabaria tirando a própria vida. Na cena em questão, o veterano de guerra se encontraria numa delegacia e totalmente rodeado. No momento em que o personagem Coronel Trautman entra, acabaria confrontado pelo veterano de guerra: "Sei que você tem uma arma debaixo desse uniforme. Você me criou. Agora, tem que me matar". 

No entanto, o Coronel não tiraria a vida de Rambo: surpreendendo a todos, ele tiraria a arma das mãos do personagem de Richard Crenna e cometeria suicídio. Para o diretor, "a cena era muito emocionante". 

Mudança no roteiro

Se engana quem acredita que a cena em questão não saiu do papel. Isso porque a missão suicida de Rambo fora filmada, no entanto, acabou sendo descartada. Mas o que motivou essa decisão? 

O personagem Rambo, um dos mais famosos do cinema /Crédito: Divulgação/Orion Pictures

Bom, quando a gravação acabou, Stallone acabou por convencer o diretor que o final trágico do personagem de guerra seria injusto. 

"O personagem passou por tanta coisa. A polícia abusou dele. Ele foi perseguido incessantemente. Mandaram cachorros para pegá-lo. Ele pulou de penhascos. Correu por águas congelantes. Atiraram no braço dele e ele mesmo se costurou. Depois de tudo isso, ainda vamos matá-lo?", disse Stallone.