Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Dodecaedro

Mistério arqueológico: Veja 5 curiosidades sobre o enigmático dodecaedro romano

Mais de uma centena destes artefatos curiosos já foram encontrados através da Europa ao longo das últimas décadas, porém sua função permanece um mistério

Ingredi Brunato Publicado em 15/02/2024, às 20h23 - Atualizado em 17/02/2024, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dodecaedro - Crédito: Divulgação/ Gallo-Roman Museum
Dodecaedro - Crédito: Divulgação/ Gallo-Roman Museum

Os dodecaedros romanos são artefatos de doze lados (por isso batizados com o nome do polígono), com um buraco em cada face e pequenas esferas decorando cada um de seus cantos.

Esses objetos de formato curioso foram encontrados por meio de escavações em antigos assentamentos utilizados pelo Império Romano — datados do período entre os séculos 2 d.C e 3 d.C.

Os arqueólogos já descobriram um pouco mais de 100 relíquias do tipo ao longo das décadas, tendo desenterrado a primeira em 1793, na Inglaterra. Diferentes descobertas arqueológicas foram feitas, e diversas informações valiosas foram aprendidas a respeito da civilização romana, porém, a função do dodecaedro nunca foi entendida, tornando este um dos mais famosos enigmas históricos. 


1. Mistério europeu

Uma das poucas informações existentes a respeito dos dodecaedros romanos é que eles foram confeccionados na Europa. Até hoje, já foram encontrados artefatos do tipo na Inglaterra, França, Espanha, Itália, Suíça, Bélgica, Hungria, Áustria, Holanda e Luxemburgo, conforme repercutido pelo site News Beezer. 


2. Sem registros 

Até onde sabemos, porém, não existe qualquer registro histórico que faça referência a esse objeto, seja descrevendo-o em texto ou representando-o mediante desenhos. 

Vale lembrar que possuímos uma ampla quantidade de material que temos sobre o Império Romano, de forma que a falta de documentos a respeito desta relíquia em particular é uma fonte de surpresa e apenas serve para deixar o enigma mais curioso. 


3. Sem padrão 

Dois dodecaedros e um icosaedro em museu alemão / Crédito: Divulgação/ Rheinisches Landesmuseum Bonn

A simetria e proporção eram elementos valorizados pela cultura romana, porém a fabricação do dodecaedro claramente não seguiu esses princípios: isso, pois, cada um dos buracos em suas faces possui um tamanho diferente. 

Além disso, esses objetos não parecem seguir qualquer padronização. Alguns são maiores, outros menores (variando entre 4 e 11 centímetros de diâmetro) e seus buracos também variam. 


4. Tricô 

Uma das teorias mais recentes a respeito da função dessas relíquias afirma que elas eram usadas simplesmente para a fabricação de luvas de tricô — uma finalidade pouco glamourosa, mas sem dúvida importante em meio aos invernos rigorosos da Europa. 

Essa hipótese foi abordada por especialistas do Museu de Manchester, no Reino Unido e ajudaria a explicar porque cada dodecaedro tem um tamanho diferente, dado que eles seriam criados para ajudar a fazer luvas para mãos de proporções variadas. No entanto, nunca foi confirmada. 


5. Design complexo

Uma observação importante a respeito do dodecaedro romano é que seu design é repleto de detalhes intrincados: o número de faces, as esferas em suas arestas e os orifícios circulares.

Fotografia do dodecaedro romano descoberto em janeiro de 2024 / Crédito: Divulgação/Norton Disney History and Archaeology Group

Para Richard Parker, pesquisador do Norton Disney History and Archaeology Group, que encontrou um destes artefatos no início deste ano de 2024, essa complexidade é um elemento importante de se levar em conta quando se especula a respeito da função do objeto enigmático: 

Foi necessário muito tempo, energia e habilidade para criar o nosso dodecaedro, por isso não foi usado para fins mundanos. Eles [os dodecaedros já encontrados até hoje] não mostram sinais de desgaste, portanto não são uma ferramenta", observou ele, conforme repercutiu a Smithsonian Magazine.