Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 'Napoleão'

'Napoleão': Veja 5 batalhas que podem aparecer no filme de Ridley Scott

Em novembro, chega aos cinemas 'Napoleão', novo filme de Ridley Scott com Joaquin Phoenix sobre o lendário imperador francês

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/10/2023, às 14h00 - Atualizado em 24/10/2023, às 19h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix como Napoleão Bonaparte em 'Napoleão', com ilustrações das batalhas de Trafalgar e de Waterloo ao fundo - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Apple TV+
Joaquin Phoenix como Napoleão Bonaparte em 'Napoleão', com ilustrações das batalhas de Trafalgar e de Waterloo ao fundo - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Apple TV+

Na reta final de 2023, ainda existem produções cinematográficas aguardadas para os próximos dois meses. Uma, em especial, que chama bastante atenção é 'Napoleão', novo longa dirigido por Ridley Scott e que promete ser um dos melhores dramas de época do século.

A trama do longa, segundo a sinopse, vai acompanhar "as origens do comandante militar Napoleão e sua rápida ascensão. Uma visão através do prisma de seu relacionamento e muitas vezes volátil com sua esposa e por ser amor verdadeiro, Josefina."

Napoleão Bonaparte, no caso, foi um dos maiores e mais poderosos líderes que a Europa já viu. Ele, que ainda divide opiniões, marcou a História com seu nome. O fato de o protagonista ser Joaquin Phoenix — vencedor do Oscar e que já trabalhou com Ridley Scott anteriormente em 'Gladiador' (2000) — traz ainda mais impacto e imponência para a figura.

Vale lembrar que a vida de Napoleão não girou somente em torno de guerras, conquistas e morte: ele viveu um turbulento romance com a imperatriz Josefina, e foi um defensor da reforma social na França.

No entanto, o que muitos querem ver no filme são seus quase impossíveis feitos em nome do império. Confira a seguir 5 campanhas e batalhas de Napoleão Bonaparte que podem ser exibidas no novo filme de Ridley Scott:

1. Cerco de Toulon

Toda lenda necessita de um começo marcante. E, é por isso que o Cerco de Toulon — mencionado no trailer —, que ocorreu entre setembro e dezembro de 1793, seria dificilmente deixado de lado em 'Napoleão'. Foi esse evento, em meio às Guerras Revolucionárias Francesas, que iniciou a história do futuro imperador francês.

Segundo o site CBR, o evento consistiu no ousado esforço de Napoleão para superar um ataque ministrado pelos britânicos em Toulon, uma cidade portuária na costa mediterrânea da França. No conflito, as habilidades de liderança do general francês foram vistas pela primeira vez, ao proteger o seu território.

Joaquin Phoenix como Napoleão Bonaparte em 'Napoleão' (2023)
Joaquin Phoenix como Napoleão Bonaparte em 'Napoleão' (2023) / Crédito: Divulgação/Apple TV+

2. Cerco do Acre (1799)

Um dos momentos mais notáveis da trajetória de Napoleão Bonaparte se deu durante o período em que visitou o Egito, em 1799, a fim de alcançar ainda mais glórias, no que ficou conhecido como Cerco do Acre.

O local, para o filme, pode ser palco de uma transição de cenário interessante — o que é uma garantia, visto que é possível identificar as pirâmides no trailer do longa. Curiosamente, vale mencionar, a maior conquista de Bonaparte na região não se relaciona a uma grande batalha.

Isso porque sua trajetória foi marcada pela descoberta acidental da Pedra de Roseta, um dos achados arqueológicos mais importantes da história e cujo texto foi essencial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios.

+ Há 223 anos, era descoberta a Pedra de Roseta: Confira 5 fatos sobre a peça

Cena do trailer de 'Napoleão' (2023)
Cena do trailer de 'Napoleão' (2023) / Crédito: Reprodução/Apple TV+


3. Batalha de Trafalgar

No segundo trailer de 'Napoleão', temos um vislumbre breve do general em um navio, o que pode ser um indício de outra importante batalha que enfrentou: a Batalha de Trafalgar, em outubro de 1805, quando já era imperador.

Marcando mais uma curiosa mudança de cenário, caso retratada, mostrará um combate em alto mar, em vez de terra firme. No evento, a França e a Espanha se aliaram para combater, mais uma vez, a Marinha Real Britânica. Apesar de ser um evento extremamente épico da história do francês, aqui ele saiu derrotado, mas ainda vivo.

Pintura retratando a Batalha de Trafalgar
Pintura retratando a Batalha de Trafalgar / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

4. Batalha de Austerlitz

Outro dos numerosos combates de Napoleão que, com certeza, queremos ver no filme de Ridley Scott é a Batalha de Austerlitz, que já pode ser vista em cenas do primeiro trailer.

Como identificá-la? Foi no conflito que o imperador ordenou que canhões disparassem sobre o gelo, no qual tropas austríacas e russas marchavam, e levou centenas de soldados a covas subaquáticas, marcando uma das vitórias mais esmagadoras de sua carreira.

Ocorrida no final de 1805, o episódio histórico serve como uma grande demonstração das capacidades estratégicas militares inovadoras de Napoleão Bonaparte.

'Batalha de Austerlitz', quadro pintado por Thomas Campbell no início do século 19
'Batalha de Austerlitz', quadro pintado por Thomas Campbell no início do século 19 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

5. Batalha de Waterloo

Certamente uma das batalhas mais decisivas da vida de Napoleão, e que seria um grande desperdício se não mostrada no filme, é a Batalha de Waterloo, ocorrida em junho de 1815.

No período, várias potências da Europa declararam guerra contra o imperador, que havia retornado de seu exílio para recuperar a coroa, e então seguiu na famosa campanha para enfrentá-los na Bélgica.

Emblemático quadro retratando a Batalha de Waterloo
Emblemático quadro retratando a Batalha de Waterloo / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

No começo do embate, Napoleão até conseguiu algumas vitórias, mas quando enfrentou (mais uma vez) os britânicos em Waterloo, encontrou aquela que seria sua última derrota. Após isso, foi exilado novamente, vivendo de maneira pacata na ilha de Santa Helena — território britânico — até sua derradeira morte em 5 de maio de 1821.