Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Afinal, o Chaves morava em um barril?

É verdade que o personagem era caracterizado como um menino pobre, mas sua situação era assim tão precária?

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/12/2021, às 16h47 - Atualizado em 21/05/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roberto Gómez Bolanõs como Chaves - Divulgação/Vídeo
Roberto Gómez Bolanõs como Chaves - Divulgação/Vídeo

"Chaves" é um icônico seriado de televisão mexicana que se tornou incrivelmente popular no Brasil após começar a ser exibido pelo SBT em agosto de 1984.

A produção humorística entreteve gerações com seus personagens excêntricos, e se tornou um dos grandes trunfos da emissora, sendo sempre uma garantia de audiência. 

Tanto é que o programa passou nada menos que 36 anos no canal, e só deixou de ir ao ar no ano passado, em 2020, por conta de uma disputa judicial envolvendo a família de Roberto Bolaños, que era não apenas o criador do seriado, mas também o ator que dá vida ao Chaves

Na época em que a emissora obteve a produção, era difícil imaginar o quanto ela conquistaria o coração dos brasileiros. "Chaves" simplesmente veio junto com um pacote de atrações da Televisa, rede de televisão mexicana, que fora comprada pela empresa de Silvio Santos

O interesse principal por trás da aquisição eram as novelas, que faziam grande sucesso na América Latina, conforme informações repercutidas pelo site Observatório da TV em 2018. 

As trapalhadas de Chaves e restante dos moradores da vila, como Seu Madruga, Seu Barriga, Dona Florinda, Dona Clotilde (mais conhecida pelo infame apelido de 'Bruxa do 71') Chiquinha, Quico, professor Jirafales e outros, não demoraram para ofuscar o restante da programação. 

Fotografia mostrando elenco à caráter/ Crédito: Divulgação/ Televisa

Apesar dos episódios do seriado terem sido exibidos inúmeras vezes no SBT, fazendo com que muitos brasileiros já conheçam o enredo de cor, a produção ainda guarda seus mistérios. 

Um deles, justamente, diz respeito à verdadeira morada do protagonista. Chaves frequentemente é encontrado pelos outros personagens dentro de seu característico barril, porém ele realmente não tem casa? 

Número 8

Neste tópico, o enredo do seriado se mistura com sua trajetória dentro da televisão mexicana. Isso pois, antes de se tornar uma das produções do catálogo da Televisa, a produção, que aliás era apenas um dos quadros pertencentes ao Programa Chespirito (apelido de Roberto Bolaños), pertencia à Televisión Independiente de Mexico (TIM), emissora que ficava no canal 8. 

Por esse motivo, a produção era conhecida como "El Chavo del Ocho" (Ou "O Chaves do 8", em tradução livre). A princípio, esse nome fazia referência ao lugar onde era possível assistir ao programa, porém após a TIM passar por uma fusão com a Televisa, o Programa Chespirito deixou de ser exibido no canal anterior, de acordo com informações documentadas pela BBC. 

Deste ponto em diante, para manter o sentido do popular nome pelo qual a série havia ficado conhecida entre as audiências, o programa começou a fazer referências de que, na verdade, o endereço do protagonista era a casa de número 8 da vila, ainda que essa residência não tenha sido realmente mostrada na história. 

Fotografia mostrando Chaves / Crédito: Divulgação/ Televisa

Em vista disso, o barril de Chaves, que ficaria na frente de sua verdadeira morada, se tornou simplesmente o local em que o garoto gostava de passar seu tempo, de acordo com a versão oficial da produção.