Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

O filme de terror dos anos 80 que usou um esqueleto verdadeiro

Um clássico do terror lançado em 1982 marcou gerações com várias cenas perturbadoras — que incluíam até mesmo restos humanos reais; entenda!

Éric Moreira Publicado em 03/03/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas do filme 'Poltergeist' (1982) - Reprodução/	MGM/UA Entertainment Co.
Cenas do filme 'Poltergeist' (1982) - Reprodução/ MGM/UA Entertainment Co.

Lançado em 1982, o filme 'Poltergeist' é considerado, hoje, um dos mais célebres e icônicos do gênero do terror. Dirigido por Tobe Hooper — mesmo responsável pelo 'O Massacre da Serra Elétrica' (1974) — e produzido por Steven Spielberg, o longa acompanha uma série de eventos sobrenaturais que atormentam a família Freeling.

"Uma família da Califórnia precisa lidar com acontecimentos estranhos e assustadores quando espíritos começam a se comunicar com eles através de um aparelho de TV. Os fantasmas parecem amigáveis no começo, mas ficam cada vez mais ameaçadores quando a filha mais nova do casal desaparece. Sem saída, os pais procuram a ajuda de um grupo de parapsicólogos liderados por uma médium para tentar recuperar a menina", descreve a sinopse.

Desde seu lançamento, 'Poltergeist' foi razão para uma série de polêmicas — como um bom clássico filme de terror. Muitos alegavam que a produção era amaldiçoada.

Isso porque, durante o período de lançamento da franquia, quatro membros do elenco faleceram, o que gerou uma série de especulações e paranoias acerca do legado do filme.

+ Morta pelo namorado: o trágico fim de Dominique Dunne, atriz de Poltergeist

Porém, as curiosidades sobre o longa-metragem não terminam por aí. Uma das atrizes principais, JoBeth Williams, precisou lidar com um, digamos, excesso de realismo. Entenda!

Cena assombrosa

Embora a principal imagem que venha à mente quando se pensa em 'Poltergeist' seja a clássica cena de Carol Anne Freeling (interpretada por Heather O'Rourke) apoiada na TV com interferência, uma ação direta de um espírito maligno que vivia na casa, que acabaria sequestrando-a, foi JoBeth Williams (que deu vida à Diane, mãe da família Freeling) quem viveu uma das cenas mais perturbadores, embora não soubesse na época.

Imagem de divulgação do filme 'Poltergeist' (1982) / Crédito: Divulgação/MGM/UA Entertainment Co.

Em dado momento do filme, após descobrir que sua casa foi construída sobre um cemitério, as aparições bizarras que ela presencia ficam ainda mais tenebrosas. Até, que, em um momento, ela precisa fugir da propriedade, durante uma forte chuva, e cai na piscina escavada, repleta de lama.

Neste momento, vários esqueletos começam a emergir da água lamacenta, cercando-a em uma dança mortal e ameaçadora. Ou seja, os poltergeist atormentavam aquela família, pois, seus corpos mortais ainda estavam no local.

Cena de 'Poltergeist' (1982) com os verdadeiros restos mortais humanos / Crédito: Reprodução/ MGM/UA Entertainment Co.

Descoberta chocante

A cena, por si só, é extremamente perturbadora, e a razão para o trauma de muita gente que assistiu a 'Poltergeist' desde seu lançamento. Esse medo é, inclusive, muito bem representado por JoBeth Williams, que expressa um horror autêntico enquanto é cercada por restos mortais humanos.

Porém, felizmente — ou não —, na época em que a cena foi gravada, ela não sabia de algo que poderia fazer sua expressão de pavor ser ainda mais autêntica: aqueles esqueletos eram restos humanos reais.

Segundo a Vanity Fair, ela descobriu isso somente anos após o lançamento do filme, depois que encontrou um colega da equipe de efeitos especiais. Ou seja, a atriz contracenou com restos mortais de verdade sem que soubesse, conforme repercutido pela Collider.

Em 2008, durante entrevista ao TV Land: Myths & Legends, a atriz deu detalhes sobre o fato curioso que marcou as gravações do filme.

"Você tem que entender que essa sequência levou provavelmente quatro ou cinco dias para ser filmada. Então eu fiquei na lama e na gosma o dia todo, todos os dias, por uns quatro ou cinco dias, com esqueletos ao meu redor [enquanto eu] gritava. Na minha inocência e ingenuidade, presumi que não eram esqueletos reais", relembrou a atriz. "Presumi que fossem esqueletos feitos de plástico ou borracha. Eu descobri – assim como toda a equipe – que eles estavam usando esqueletos reais, porque é muito caro fazer esqueletos falsos de borracha. E acho que todo mundo ficou realmente assustado com a ideia disso". 

Cena de 'Poltergeist' (1982) / Crédito: Reprodução/ MGM/UA Entertainment Co.

+ A maldição de Poltergeist: investigador paranormal compra boneco do filme por 400 mil reais

Fato é que, por mais que seja questionável que os responsáveis pela produção não tenham alertado o elenco sobre com o que contracenariam, Hooper e Spielberg criaram um filme quase mitológico, que marcaria para sempre o terror e gerações de fãs do gênero, e assim garantiram seu próprio lugar no hall da fama do terror para sempre.