Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Espada

O que se sabe sobre a espada de 3 mil anos confundida com réplica

Museu dos Estados Unidos pensava que o objeto era apenas uma réplica impressionante

Ingredi Brunato Publicado em 23/01/2023, às 15h35 - Atualizado às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da espada recentemente autenticada - Divulgação/ Field Museum
Fotografia da espada recentemente autenticada - Divulgação/ Field Museum

O Field Museum, museu da cidade norte-americana de Chicago, em Illinois, fez recentemente uma incrível descoberta arqueológica dentro de seu próprio acervo. O ocorrido foi revelado pela instituição através de um comunicado no último dia 17 de janeiro. 

De acordo com a mensagem, a equipe de especialistas chamada para a organização de uma exposição chamada "Os Primeiros Reis da Europa" decidiu, só por via das dúvidas, fazer alguns testes em uma das espadas do catálogo da entidade que, até então, era considerada apenas como uma réplica. 

As análises revelaram o motivo pelo qual o objeto era tão realista: se trata de uma lâmina autêntica da Idade do Bronze, datada de aproximadamente 3 mil anos atrás. A informação surpreendeu os pesquisadores: 

Normalmente, essa história acontece ao contrário. O que pensamos ser original acaba sendo uma farsa”, explicou Bill Parkinson, um dos curadores de antropologia do museu, em declaração ao público. 

Espada milenar 

O artefato, que já estava sob posse do Field Museum há pelo menos um século, havia sido encontrado na Hungria, dentro de um trecho do rio Danúbio, o segundo mais longo da Europa. 

Após a autenticação da espada, os especialistas passaram a teorizar que ela tenha sido colocada no corpo d'água como parte de um ritual milenar. A cerimônia poderia ter como objetivo a despedida de entes queridos ou então a comemoração após uma vitória em batalha. 

Arma europeia real 

A descoberta do museu foi feita através de um "detector de fluorescência de raio-X", equipamento moderno que é capaz de identificar a composição química de um material sem destruí-lo. 

No caso da suposta "réplica", a análise mostrou uma combinação de bronze, cobre e estanho "praticamente idêntico" àquela constatada em outras espadas da Idade do Bronze. 

Infelizmente, a exposição "Os Primeiros Reis da Europa" já estava toda pronta àquele ponto, de forma que a lâmina não foi incluída. O museu criou, todavia, um lugar só para ela na entrada da mostra arqueológica, onde funciona como uma "prévia" do que os visitantes encontrarão lá dentro.

A espada de 3 mil anos, assim como as outras relíquias separadas para a exposição do Field Museum, estão previstas para ficarem disponíveis ao público no fim do mês de março.