Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Obras de arte mais antigas já descobertas? Veja exemplos e entenda o debate!

Recentemente, é debatido se a arte foi praticada por hominídeos anteriores ao humano moderno; confira 5 obras que podem ser as mais antigas do mundo!

Éric Moreira Publicado em 11/02/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma antiga concha que teria sido gravada por um Homo erectus - Divulgação/Universidade Livre de Amsterdã/Wim Lustenhouwer / Divulgação/Nature/Joordens et al
Uma antiga concha que teria sido gravada por um Homo erectus - Divulgação/Universidade Livre de Amsterdã/Wim Lustenhouwer / Divulgação/Nature/Joordens et al

Desde a antiguidade, a humanidade acredita que um diferencial de nossa existência para a de outros animais é, não só nossa capacidade racional mais elevada, como nosso potencial em criar arte. Porém, essa visão sobre a arte pode cair — e mais: a arte pode ser, até mesmo, mais antiga que nós.

+ A arte surgiu antes dos humanos modernos? Entenda o debate;

Isso porque evidências recentes no meio arqueológico levantam o debate de que outros hominídeos, como os neandertais, teriam produzido suas próprias formas de arte.

No entanto, muitas delas perderam-se com o tempo, o que impossibilita estimar exatamente quando surgiram as primeiras. Ao mesmo tempo, sem saber o propósito do 'autor' é impossível determinar se é ou não um trabalho artístico. 

Pintura rupestre mais antiga conhecida, um porco encontrado em uma caverna na Ilha de Celebes, na Indonésia / Crédito: Divulgação/AA Oktaviana

Ainda assim, existem achados arqueológicos que podem passar a ser considerados arte, caso seja revelado mais sobre como ocorreram, o contexto e intenção por trás deles. Confira a seguir aquelas que podem ser as 5 obras de arte mais antigas já encontradas pelo mundo:

1. Impressões de mãos

Ao redor de uma fonte termal no Tibete, foi descoberto em 2021 um conjunto de impressões fósseis de mãos de crianças, que pode datar aproximadamente 200 mil anos atrás. Segundo um estudo publicado na revista Science Bulletin, estas podem ser algumas das artes mais antigas já encontradas em no mundo.

Renderização em 3D mostrando as impressões de mãos encontradas no Tibete / Crédito: Divulgação/Matthew Bennett

As "pegadas" de mãos foram feitas em uma pedra travertino, localizada próxima à nascente, que fica macia quando molhada, e dura quando seca. No entanto, ainda é debatido se as gravuras podem realmente constituir arte, ou se foram feitas ocasionalmente e sem intenção, e até mesmo se são tão antigas quanto se afirma.


2. Estrutura de madeira

Como já mencionado, o que motivaria o pequeno número de obras de arte anteriores ao Homo Sapiens é que podem ter apenas se perdido com o tempo. Isso porque, antes de as pinturas rupestres serem representações fiéis a animais, ou mesmo de ocorrer o domínio das ferramentas de metal, os neandertais e outros hominídeos costumavam utilizar, principalmente, a madeira ao confeccionar objetos, um material que se decompõe facilmente com o tempo.

No entanto, em setembro de 2023, arqueólogos encontraram na Zâmbia restos de uma estrutura de madeira datada de 476 mil anos atrás. O material, neste caso, ficou preservado em argila, e revela um uso hábil da madeira pelos hominídeos arcaicos, segundo o Live Science.

Estrutura de madeira de 476 mil anos encontrada na Zâmbia / Crédito: Divugação/Univesidade de Liverpool/Larry Barham

3. Concha gravada

Na Ilha de Java, na Indonésia, foi descoberta, em 2014, uma antiga concha que contava com um detalhe intrigante: um zigue-zague gravado.

Segundo Derek Hodgson, arqueólogo e especialista em arte rupestre pré-histórica que trabalhou na Universidade de York, na Inglaterra, a gravura teria sido feita por um Homo erectus, há cerca de 540 mil anos.

Concha gravada por Homo erectus há cerca de 540 mil anos, encontrada na Indonésia / Crédito: Divulgação/Universidade Livre de Amsterdã/Wim Lustenhouwer / Divulgação/Nature/Joordens et al

No entanto, não se sabe exatamente qual a intenção por trás do padrão esculpido. Além disso, arqueólogos observam que gravuras semelhantes foram encontradas até em sítios mais recentes e de vários lugares diferentes.


4. Pequenas aberturas

Em diferentes continentes já foram encontradas pequenas aberturas em rochas, produzidas por várias culturas. Ainda é debatido entre a comunidade arqueológica se essas cúpulas podem representar covas, poços ou mesmo taças, e até se, de fato, representam algo e se podem ser consideradas ou não arte.

Cúpulas de pedra encontradas na Índia / Crédito: Fotos por Robert G. Bednarik e Dinesh Valke pelo Wikimedia Commons

Porém, caso novos estudos apontem que sejam, de fato, objetos artísticos, a idade dessas cúpulas pode surpreender. Isso porque, segundo um artigo publicado em 2008 na Rock Art Research, de Robert G. Bednarik — da Hebei Normal University, localizada em Shijiazhuang, na China —, as mais antigas delas podem ter até 1,7 milhão de anos.


5. Esferas de pedra

Embora a idade das pequenas aberturas impressione, elas não seriam as únicas obras de arte mais antigas já produzidas. Isso porque já foram encontrados, ao longo da África, Ásia e Europa, esferoides de rocha macia.

O tamanho chama atenção: se aproxima de uma bola de beisebol e data 1,4 milhões de anos. Porém, mais uma vez, não se sabe exatamente qual seria o seu propósito.

Esferóides de calcário encontrados no norte de Israel, datadas de cerca de 1,4 milhão de anos atrás / Crédito: Divulgação/Muller et al

Alguns arqueólogos, descrentes de que sejam objetos artísticos, acreditam que tenha servido como ferramentas, possivelmente martelos para os trabalhos de lascar rocha.

Porém, estudos mais recentes sugerem que os hominídeos que os produziram tentavam impor "simetria" nas bolas — da mesma forma como fizeram com alguns machados de mão, o que pode sugerir que seria arte. O debate, entretanto, permanece.