Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Posso te Contar um Segredo?

Posso te Contar um Segredo? Veja o que aconteceu com o criminoso do documentário

Novo documentário da Netflix mostra histórias de mulheres perseguidas por um stalker, que intimidou e aterrorizou mais de 60 vítimas na internet

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 24/02/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matthew James Hardy (à esqu.) e cena da série documental (à dir.) - Polícia de Cheshire e Divulgação/Netflix
Matthew James Hardy (à esqu.) e cena da série documental (à dir.) - Polícia de Cheshire e Divulgação/Netflix

Começava com uma mensagem amigável e, aparentemente inocente, de uma mulher desconhecida nas redes sociais. No entanto, tudo mudava com a pergunta: 'Posso te contar um segredo?'. Sempre havia um boato capaz de arruinar reputações e até mesmo a vida amorosa da vítima em questão.

'Posso te Contar um Segredo?', nova série documental da Netflix, mostra como um stalker perseguiu e intimidou mais de 60 mulheres na internet. Com uma tática assustadora, o criminoso investigava a fundo a vida das vítimas.

Matthew James Hardy, o responsável pelos ataques, era capaz de obter os mínimos detalhes sobre a vida íntima dessas mulheres e até mesmo de suas rotinas. Ele também conseguia contato com amigos e familiares. Alcançado o objetivo, se iniciavam as ameaças, marcadas por um bombardeio de mensagens.

Vivendo um verdadeiro filme de terror, essas mulheres não sabiam o quão perto o criminoso estava e nem o que ele seria capaz de fazer. Em um dos relatos exibidos no documentário, uma das vítimas revela que Hardy até mesmo conseguiu destruir o seu relacionamento.

Ele, que tem 31 anos, começou a perseguir mulheres quando tinha 17. As primeiras vítimas foram colegas de classe e jovens de uma faculdade localizada em Cheshire, na Inglaterra. Com o alvo na mira, ele começou a enviar mensagens intimidadoras.

Perseguição

Com uma conta falsa, enviava mensagens para as mulheres com informações mentirosas. Ele tentava manchar a imagem de amigos ou alegar que o namorado da vítima tinha um affair, explica a revista Cosmopolitan.

As mulheres se uniram, o denunciaram, entretanto, nada aconteceu. Matthew James Hardy, como resultado, tinha passe livre para procurar novas vítimas.

Cena da série documental 'Posso te Contar um Segredo?' /Crédito: Divulgação/Netflix

Assim, ele passou a buscar mulheres com muitos seguidores nas redes sociais. Em um dos casos mais insólitos, Matthew chegou a manchar a reputação do sogro de uma das mulheres que assediou online. Ele criou uma conta falsa no nome do homem e entrou em contato com adolescentes, resultando em danos profissionais.

Com os relatos chocantes exibidos na série true crime da Netflix, fica a dúvida: o que aconteceu com o stalker de 'Posso te Contar um Segredo?'.

Denúncias

Antes de revelar a condenação do criminoso, uma informação vale destaque na reportagem. Acontece que a polícia de Cheshire tinha conhecimento dos crimes do stalker. 

Em 2011, explica a revista Cosmopolitan, ele assumiu a culpa de ter hackeado a conta e assumido a identidade online de Samantha Boniface, uma colega de classe, no Facebook. Ele chegou a receber uma ordem de restrição, pena de prisão suspensa e serviço comunitário.

Três anos depois, ele também fora acusado de invadir a conta e assediar Amy Bailey, uma ex-colega. Hardy recebeu a ordem de restrição, entretanto, não a respeitava. Em 2016, mais um crime. Ele atacou Gina Martin, uma ativista dos direitos das mulheres, que denunciou o delito. Mas, o caso não prosseguiu.

Cena da série documental 'Posso te Contar um Segredo' /Crédito: Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix

Já em 2019, o caso passou a ser investigado por Kevin Anderson, que se deparou com mais de 100 registros a respeito de Hardy, que envolviam 62 vítimas. Ele foi preso nove vezes.

Preso em 2020, o stalker fora formalmente acusado de perseguição no ano seguinte. Por seus crimes, foi condenado a nove anos de prisão, número que representa o número de vítimas afetadas, entretanto, existiriam mais mulheres. De acordo com a People, ele pode deixar a cadeia em 2030.