Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Priscilla

Priscilla: Veja o que é fato ou ficção no filme sobre ex-esposa de Elvis Presley

Polêmico, 'Priscilla' mostra os altos e baixos no casamento que marcou a vida pessoal e profissional do astro Elvis Presley

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 01/01/2024, às 14h28 - Atualizado em 07/01/2024, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Priscilla e Elvis: Real e ficção - Reprodução/Vídeo/Youtube e Divulgação
Priscilla e Elvis: Real e ficção - Reprodução/Vídeo/Youtube e Divulgação

Disponível nos cinemas brasileiros, 'Priscilla' retrata os altos e baixos que marcaram o casamento entre o astro Elvis Presley e Priscilla Beaulieu. De Sofia Coppola, o longa é baseado em 'Elvis and Me', livro de memórias da mãe da única filha do rei do rock, lançado em 1985 e sucesso em vendas. 

Baseado na visão de Priscilla (Cailee Spaeny) sobre o relacionamento com o ícone da música, o filme retrata o homem por trás do mito. Além de mostrar como se iniciou a relação entre ambos, Coppola retrata as explosões de Elvis (Jacob Elordi) que vão de abuso sentimental, controle de imagem e até mesmo uma quase agressão com uma cadeira. 

Com isso em mente, muitos podem se perguntar sobre o que é fato ou ficção no filme de Coppola, que, embora baseado no best-seller, também conta com a famosa 'licença poética' do cinema. Confira abaixo!

1. O cachorro (Ficção)

Após convencer os seus pais e conseguir morar com Elvis em Memphis, nos Estados Unidos, o filme mostra o cativante momento em que Priscilla ganha um cachorrinho do futuro marido. No entanto, na vida real, tudo aconteceu de maneira diferente. 

É fato que Presley deu o cachorro de presente para a namorada, entretanto, bem antes dela passar a viver na mansão Graceland. Conforme repercutido pela Variety, Priscilla ganhou o pet durante uma visita de Natal.

Assim como mostra o filme, um membro da equipe do cantor a repreendeu por brincar com o cachorro próximo aos portões da mansão, constantemente alvo da mídia e das fãs enlouquecidas do rei do rock.


2. Impedida de trabalhar (Fato)

No filme, Priscilla chama atenção do amado ao afirmar que conseguiu um emprego formal. No entanto, Elvis não gosta da novidade e a impede de trabalhar. Na vida real, Priscilla registrou no livro que conseguiu um emprego num salão de beleza, entretanto, Presley a pediu para se desligar do cargo.

Cena do filme 'Priscilla' /Crédito: Divulgação/A24

De acordo com ela, Elvis queria uma parceira que estivesse disponível para ele, fato que lhe causava alegria, mesmo que estivesse distante ao cumprir a agenda profissional. Após o divórcio e morte do astro, Priscilla abriu uma butique em Bervely Hills, chamada 'Bis & Beau' e chegou a trabalhar como apresentadora em programas da televisão, como 'Those Amazing Animals'.


3. Uma noite com LSD (Depende)

Em determinado momento do filme, Elvis e Priscilla, em busca de um 'estado superior de consciência' acabam recorrendo ao LSD enquanto estão no quarto, resultado em cenas cômicas. Bom, é fato que o casal fez uso da droga, entretanto, a experiência foi diferente. 

O uso do LSD ocorreu com três amigos enquanto estavam numa sala de conferências de Graceland, um pouco menos pessoal do que mostra o filme. Embora 'extraordinária', descreveu ela, a experiência foi considerada perigosa para Priscilla, que não repetiu o uso da droga.


4. Controle de imagem (fato)

Outra cena de 'Priscilla', que chama atenção, ocorre quando Elvis repreende a namorada por escolher um vestido verde. Na ocasião, o rei do rock afirma para a protagonista que a cor - assim como o marrom - remetia aos seus tempos no Exército, algo que não o agradava. 

Na obra, Priscilla explica que: "Ele [Elvis] gostava de mim em vermelho, azul, turquesa, verde esmeralda e preto e branco – as mesmas cores que ele usava". Ela também confirma que ele não gostava das cores que relembravam o período no Exército. 

Cena de 'Priscilla '/Crédito: Divulgação/A24

Além disso, Elvis gostava que a amada apresentasse uma 'maquiagem pesada' nos olhos e fios pretos, assim como mostra o filme. Até mesmo a postura de Priscilla era alvo do rei do rock, que chamava atenção para que ela estivesse com a coluna 'ereta' enquanto sentada. Quando olhasse para cima, Elvis pedia que a jovem utilizasse o pescoço, assim evitando rugas.


5. Ataque de raiva (Fato)

No filme, uma cena tensa ocorre no momento em que o cantor pede a opinião de Priscilla a respeito de suas novas músicas. O artista, já irritado com os lançamentos, se incomoda quando a namorada afirma que não gostou das canções. Sem nem pensar duas vezes, Elvis lança uma cadeira em direção à namorada, no entanto, o objeto atinge apenas a parede. 

A cena, infelizmente, ocorreu fora das telas. Em seus relatos, Priscilla lamenta que o bem-estar do relacionamento dependia do andamento da carreira de Presley. Em muitos momentos, como mostra o filme, o cantor chegou a ordenar que Priscilla fosse embora de sua vida. Enquanto estava grávida de Lisa Marie, pediu o divórcio para a jovem. 

"Quando ele estava com raiva, era como o estrondo de um trovão", lamentou Priscilla. "Ninguém poderia desafiar suas palavras mordazes; só podíamos esperar até que a tempestade passasse. Quando ele se acalmava, ele inventava desculpas – ele não dormiu o suficiente, dormiu demais ou ainda não tomou seu café da manhã". 


6. Comprimidos para dormir (Fato)

Ainda no começo do filme, durante uma visita, Priscilla dorme durante dois dias após Elvis oferecer comprimidos de Placidyl de 500 mg. Assim como no filme, o episódio aconteceu na realidade. Priscilla tomou as pílulas antes de entrar no banho, entretanto, conseguiu entrar no quarto antes que fizessem efeito em seu corpo. 

Não é novidade que Elvis era viciado em remédios. Assim, Priscilla também começou a tomar pílulas dietéticas, Placidyl e Dexedrina. Entretanto, tudo mudou quando Elvis se enfureceu numa briga de travesseiros com a namorada. Priscilla, assustada, decidiu que era o momento de se livrar das pílulas.