Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Maria Antonieta

Se você pausar Maria Antonieta neste exato minuto, verá um objeto inusitado

Um dos mais famosos filmes sobre a rainha Maria Antonieta carrega uma cena curiosa

Thiago Lincolins Publicado em 10/07/2023, às 12h49 - Atualizado em 11/07/2023, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Maria Antonieta - Divulgação
Cena do filme Maria Antonieta - Divulgação

Com a talentosa Kirsten Dunst no papel principal, o filme Maria Antonieta, lançado pela cineasta Sofia Coppola em 2007, se tornou um dos mais famosos da cultura pop. Misturando fato e muita dramatização, o filme reproduz a ascensão e a queda de Maria Antonieta, a rainha da França que acabou guilhotinada após a Revolução Francesa. 

Disponível na plataforma de streaming Netflix, Maria Antonieta "Explora os efeitos de um estilo de vida suntuoso e terrivelmente aprisionador na jovem rainha, que acaba levando-a ao seu declínio", descreve a sinopse.

Com imagens coloridas e personagens curiosos, o filme se tornou um verdadeiro sucesso e é capaz de fascinar diferentes gerações. Assim como o filme, os bastidores também contam com muitas curiosidades. Uma delas, inclusive, é possível encontrar a partir dos 55 minutos e 54 segundos do filme. Ao olhar atentamente e apertar o botão 'pausar' é possível identificar um tênis Converse All Star cano alto enquanto a personagem escolhe um sapato.

A cena

Mas, o que o tênis, criado pela marca em 1917, faz em um filme que retrata uma rainha que nasceu em 1755 e morreu em 1793? Bom, o site IMDB repercute, entre as curiosidades do longa, que o objetivo seria destacar a ingenuidade da adolescente que se tornou rainha tão jovem.

Cena de Maria Antonieta em que é possível ver os sapatos modernos /Crédito: Divulgação

Ou seja, enquanto o filme mostra uma jovem destinada a assumir uma responsabilidade tão alta, também destaca que ela é uma adolescente 'tentando encontrar seu lugar no mundo'. 

Em entrevista de 2006 ao TV Guide, Kirsten Dunst foi questionada se o fato de ser uma figura pública tão cedo a ajudou a interpretar Maria Antonieta com tamanha profundidade. No entanto, ela destacou que não consegue se comparar com a monarca.

"Não estou comandando um país, estou atuando", disse ela. "Posso entender a sensação de que muitas pessoas têm opiniões sobre você e não querem o melhor para você, mas eu posso me distanciar disso. Eles não precisam saber sobre mim, mas quando você administra um país é completamente diferente. Posso entender me sentir isolada às vezes, mas não posso me comparar a Maria Antonieta!".

A atriz também refletiu sobre o quão jovem era a rainha no momento em que assumiu a responsabilidade de sentar em um trono: "Eu nunca soube o quão jovem ela era quando tudo isso estava acontecendo", explicou Dunst. "Eu sabia que ela NÃO disse: 'Deixe-os comer bolo', mas nunca tentei olhar para alguém que é uma figura histórica de uma maneira tão pessoal antes."