Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Maria Antonieta

Fascinante apartamento de Maria Antonieta reabre ao público após reformas

A reabertura das salas privadas é destaque da comemoração dos 400 anos de Versalhes, que atrai quase 7 milhões de visitantes por ano

Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/06/2023, às 18h53 - Atualizado em 03/07/2023, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Apartamento de Maria Antonieta reabre ao público - Reprodução/Vídeo/France 24
Apartamento de Maria Antonieta reabre ao público - Reprodução/Vídeo/France 24

O apartamento particular de Maria Antonieta, no palácio de Versalhes, reabriu para o público após uma reforma que durou 5 anos, na última terça-feira, 26. A restauração do apartamento foi a última fase das modificações que comemoram os 400 anos do Palácio de Versalhes. 

O espaço, que tem sua entrada por uma porta escondida no quarto da rainha, começou a ser mobilhado em 1774, após a sua coroação, e se estendeu até 1778, um ano antes da Revolução Francesa.

Os historiadores responsáveis pela reforma passaram uma década consultando relatos e registros para descobrir como os quartos eram originalmente, com o objetivo de restaurá-los o mais fielmente possível. 

Apartamento de Maria Antonieta reabre ao público Reprodução/Vídeo/Youtube/France 24

Os cômodos, repletos de ouro e seda, incluem uma biblioteca e uma sala de bilhar, e estão distribuídos em dois andares, com vista para o pátio interior do Palácio. Eles serviram como um refúgio da sua vida na corte, um local escondido onde ela passava seu tempo com seus filhos e amigos mais íntimos. De acordo com Catherine Pégard, presidente do complexo de Versalhes, as salas eram tão pequenas que cabiam no máximo 10 pessoas.  

“Foi necessária a perseverança dos curadores do Château de Versailles ao longo de muitos anos para restaurar esta imagem perfeita para nós e unir as ligações entre a vida pública e privada da rainha”, disse Pégard, “Eles oferecem aos visitantes uma nova visão da vida de Maria Antonieta, uma jornada que levanta mil questões sobre etiqueta e intimidade”, acrescentou. 

Outro registro do apartamento Crédito: Reprodução/Vídeo/Youtube/France 24

Na madrugada de 6 de outubro de 1789, Luís XVI e Maria Antonieta deixaram o palácio real com seus filhos, fugindo de uma multidão que invadiu Versalhes no início da Revolução.

Após uma tentativa de fuga do país em 1791, ambos foram capturados, presos e acusados de conspirar contra a Revolução. O rei foi guilhotinado em janeiro de 1793, seguido por Maria Antonieta nove meses depois.

A reabertura das salas privadas, é um destaque da comemoração dos 400 anos de Versalhes, que atrai quase 7 milhões de visitantes por ano.