Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Maria Antonieta

Gravações em Versalhes e mudança: Os bastidores do filme ‘Maria Antonieta’, agora na Netflix

Disponível na Netflix, filme mistura fato e ficção ao relembrar a intensa saga da rainha Maria Antonieta

Redação Publicado em 15/01/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Maria Antonieta' (2007) - Divulgação
Cena do filme 'Maria Antonieta' (2007) - Divulgação

Com a atriz Kirsten Dunst no papel da protagonista, a Netflix disponibilizou um filme que impressiona os amantes da história de uma rainha que entrou para os livros. Se trata do filme 'Maria Antonieta', de 2007, da cineasta Sofia Coppola. 

Reproduzindo o auge e declínio da mulher que marcou a história da França, o longa já pode ser assistido no catálogo desde o começo de janeiro. "O filme explora os efeitos de um estilo de vida suntuoso e terrivelmente aprisionador na jovem rainha, que acaba levando-a ao seu declínio", informa a sinopse disponível na Netflix.

Misturando fato e ficção, o longa reproduz como Maria Antonieta foi do trono para a guilhotina. O filme também encanta os espectadores com cenários e figurinos da época. Pensando nisso, o site Aventuras na História separou curiosidades sobre o filme de Sofia Coppola.

1. Saga de uma rainha

A diretora do filme, Sofia Coppola, conheceu a biografia de Maria Antonieta nos anos 2000, através de Evelyne Lever, historiadora. Ao adquirir os direitos da adaptação, surgiu o filme grandioso. A historiadora, inclusive, atuou como consultoria técnica do longa e preparou um arquivo sobre a saga da rainha que foi decapitada, conforme repercutido pelo Adoro Cinema.


2. Mudança

A ideia, era que filme sobre a rainha francesa entrasse em fase produção antes mesmo de Encontros e Desencontros, de 2003, também de Coppola. Focada no roteiro, a diretora encontrou obstáculos no que se refere a pesquisa histórica sobre a rainha e o número de personagens do filme. Com isso, acabou desenvolvendo o roteiro de Encontros e Desencontros, filmado antes.


Imagem promocional do filme 'Maria Antonieta', de 2007 /Crédito: Divulgação

3. Personagens

A responsabilidade de interpretar o rei Luís XV foi oferecida inicialmente para o ator Alain Delon, todavia, ele acabou recusando o papel. Já Judy Davis, que viveu a Condessa de Noailles, foi chamada inicialmente para viver Maria Theresa.


4. No Palácio?

Quem assiste ao filme, se depara com uma fotografia marcantes e cenas impressionantes que simulam a rotina monótona da rainha Maria Antonieta no Palácio de Versalhes. Assim, é possível questionar se o filme foi gravado no local histórico. O portal Adoro Cinema informa que a equipe do longa recebeu uma espécie de 'permissão especial' do governo para gravar cenas no Palácio.


5. Salão de Espelhos

Outra curiosidade sobre o filme é que, na época das gravações, o Salão de Espelhos do Palácio passava por uma restauração. Assim, o filme conseguiu outra permissão: conseguir filmar a cena do baile do casamento no local.