Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Senninha

Senninha: A história por trás do personagem inspirado em Ayrton Senna

Meses antes da morte do icônico piloto, Senninha estreou pelas mãos de Rogério Martins, que mal sabia que seu personagem marcaria uma geração

Isabelly de Lima Publicado em 21/04/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O personagem Senninha, inspirado em Ayrton Senna - Reprodução / ASE
O personagem Senninha, inspirado em Ayrton Senna - Reprodução / ASE

O jeito simples e alegre de Senna viver a vida também conquistou muitos corações. Um deles foi o do artista visual Rogério Martins que, em 1991, criou com Ridaut Dias Jr. uma das maiores homenagens ao piloto: o personagem Senninha.

Naquele período, mesmo com a internet ainda longe de sua ascensão, muitas famílias já acompanhavam Ayrton, inclusive as crianças. E foi pensando nelas que os ilustradores entraram no universo infantil para criarem a imagem de um menino de 6 anos que ama brincar com seu carrinho de corrida e tem um sonho: ser piloto de Fórmula 1.

Capa de um jogo do Senninha - Reprodução / Site oficial do Senninha

Após um ano com o projeto na gaveta, uma ligação mudou tudo: era a novidade de que o próprio Ayrton havia adorado o projeto e que gostaria de falar com a equipe para acertar os detalhes.

A reunião aconteceu e, para a surpresa de Rogério, ele e seu time foram chamados para uma sala. “Quando abrimos a porta, era sala do próprio Ayrton, com ele ali”, conta o artista, descrevendo seu choque ao conhecer o astro. “Foi muito incrível porque a gente não esperava conhece-lo naquele dia”, lembra.

O processo criativo, além de ter a participação do piloto, contou com a importante contribuição de dona Neyde, mãe de Ayrton, que levava aos criadores detalhes da infância do filho, fazendo com que o Senninha também tivesse a mesma personalidade corajosa, leve e bem humorada do piloto.

Lúdico, educativo e social

Senninha foi lançado em janeiro de 1994 com a proposta de ser um elo de comunicação entre Senna e as crianças para transmitir a elas valores do atleta, como determinação, motivação e superação.

Tudo por meio de uma animação educativa que pudesse ajudar no desenvolvimento socioambiental dos pequenos de forma lúdica — porém, como destaca Rogério, sem perder a essência engraçada e aventureira do personagem.

Então Senninha cai, bate, se machuca. Em algumas cenas, a gente até o fazia com o olho roxo, se ‘estropiando’ todo, como qualquer criança”, diz Rogério.
Capa de jogo do Senninha, inspirado no piloto de Fórmula 1 da vida real - Reprodução / Site oficial do Senninha

Como resultado, surgiram as famosas HQs do “Senninha e Sua Turma”. O sucesso nas bancas foi tanto, que o projeto logo se desdobrou em desenho animado, transmitido em canais de televisão aberta, como a TV Cultura, além de estampar diversos produtos com a marca do personagem, sob os cuidados da Sena Brands, empresa criada e mantida pela família do tricampeão mundial.

Com o avanço da internet, o piloto mirim também migrou para as plataformas de streaming e aplicativos de vídeos. Hoje, uma série animada sobre Senninha está disponível na Netflix e em seu canal oficial do YouTube, mantido pela equipe liderada por Rogério, que não deixa de explorar conteúdos com viés social.

Senninha em série animada da Netflix - Divulgação / Netflix

Em 2020, por exemplo, o personagem foi utilizado como propagador de mensagens de proteção contra a covid-19. Inclusive, parte dos royalties da marca é destinada ao trabalho que o Instituto Ayrton Senna realiza para qualificar a educação pública em todas as regiões do Brasil.

Episódio especial 30 anos

O ano de 2024 também marca outras três décadas: o lançamento do próprio Senninha, que aconteceu poucos meses antes de Ayrton morrer. Para celebrar esta criação, um episódio especial foi feito e ficará disponível nos canais do personagem ao longo do ano.

Neste tributo, o pequeno piloto acelera a uma velocidade tão grande que entra em um túnel do tempo, onde repassa por toda sua história e revive momentos ao lado da primeira versão, lançada em 1994 pelo próprio Ayrton Senna, para se conectar com as novas gerações.