Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Veja 5 curiosidades sobre a história dos antigos domos sagrados

Instalados nos tetos das igrejas, mesquitas e outros templos, são uma forma de arte como nenhuma outra

Fabio Marton Publicado em 20/06/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da imponente Catedral do Sangue Derramado - Dionysus/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia da imponente Catedral do Sangue Derramado - Dionysus/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Domos existem desde a Pré-História, mas a técnica romana os tornou monumentais. Completado em 1590, o domo da Basílica de São Pedro atinge 136 metros de altura. Projetado por Michelangelo, é um marco do fim da Renascença. Esperava-se um domo esférico, como o do Panteão, imitando a “perfeição” dos antigos. Michelangelo emprestou técnicas romanas, mas fez um domo ogival, como o da Catedral de Florença.

Confira 5 fatos intrigantes sobre as tradicionais obras arquitetônicas:

1. Cebola russa

Há uma disputa histórica sobre quem inventou o icônico domo em forma de cebola, típico de igrejas russas e, em forma mais sutil, mesquitas. A visão tradicional é que foram copiadas dos islâmicos no século 16. Acadêmicos russos atuais defendem que são uma criação nativa, do século 13. A interpretação religiosa é de que representam a chama de uma vela. A Catedral do Sangue Derramado, de São Petersburgo, data de 1907.


2. Arabescos 

Fotografia da Mesquita Sheik Lotfollah / Crédito: Nicolas Hadjisavvas/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Completada em 1619, a Mesquita Sheik Lotfollah, em Isfahan, Irã, é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A intrincadíssima decoração das mesquitas, com padrões florais, geométricos e fractais, surgiu como uma resposta à proibição de retratar a figura humana na sharia. Os domos das mesquitas mesclaram a tradição romana e persa, com a evolução de formas ogivais acopladas a uma base quadrada.


3. Natureza

Para desenhar a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, Antoni Gaudí misturou o gótico, a verticalidade e a sustentação exposta das igrejas medievais, com a art noveau, que copiava as formas da natureza. O resultado é uma das mais icônicas construções do planeta. Construção mesmo. O prédio começou a ser feito em 1882 e, pela previsão atual, deve ser terminado em 2026.


4. Original

Fotografia da Catedral de Santa Maria del Fiore / Crédiro: Tetraktys/ Creative Commons / Wikimedia Commons

O Panteão de Roma, completado em 125, tem seu teto formado por arcas, caixotes de concreto moldados para um perfeito encaixe, servindo como única sustentação. Com 43 metros, é ainda hoje o maior domo de concreto não reforçado.

A Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, teve seu domo (concluído em 1436) construído especificamente para superar o romano, e seu sucesso é considerado um dos grandes marcos da passagem para a Renascença.


5. Ouro e sangue

O Templo Dourado de Amritsar, Índia, é o local mais sagrado da religião sikh. Completado pelo guru Ram Das em 1577, foi destruído por conquistadores islâmicos e reconstruído diversas vezes. Entre 1799 e 1849, o Império Sikh dominou a região, e, demonstrando sua devoção, o marajá Ranjit Singh cobriu seu domo inteiramente com folha de ouro, em 1830. Ganhou o apelido — seu nome oficial é Darbar Sahib “Morada de Deus”) ou Sri Harmandir Sahib (“Exaltada Casa Sagrada”).


+Saiba mais sobre a arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited — Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W